Bertrand Editora | "Por Uma Sociedade de Aprendizagem" de Joseph E. Stiglitz e Bruce C. Greenwald

«Por uma Sociedade de Aprendizagem», do académico norte-americano Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia e da Paz, e de Bruce C. Greenwald, professor na Columbia Business School e diretor de investigação na FirstEagle Funds. Com o objetivo de desafiar o leitor a conhecer mais profundamente o que realmente originou a significativa melhoria dos padrões de vida que têm vindo a marcar os últimos 200 anos, este livro reflete sobre as condições que são necessárias para a criação de sociedades de aprendizagem.
Com uma receção muito positiva em vários países europeus e em vários países em desenvolvimento e nos mercados emergentes, «Por uma Sociedade de Aprendizagem» divide-se em duas partes: na primeira, aborda-se o crescimento, o desenvolvimento e o progresso social enquanto conceitos básicos; na segunda, os autores exploram as medidas a implementar para estimular uma sociedade de aprendizagem, abordando o papel das políticas industriais e comerciais, a política financeira, a propriedade intelectual e a transformação social, entre outros.
“Nas últimas duas décadas, tornara-se comum descrever a economia para a qual nos encaminhávamos como uma economia do conhecimento e da inovação. Porém, pouca atenção fora prestada ao que isso acarretava para a organização da economia e da sociedade – ou mesmo para as questões mais estritas, como a política económica.
Mas neste ponto o nosso argumento era mais abrangente: mesmo para as economias aquém da vanguarda dos avanços científicos e tecnológicos, o sucesso na melhoria dos padrões de vida pressupunha a criação de uma sociedade de aprendizagem”, afirmam os autores, Joseph Stiglitz e Bruce C. Greenwald, no prefácio, tomando esta premissa como mote para explorar este conceito no livro.
Com uma abordagem inovadora e repercurssões globais, «Por uma Sociedade de Aprendizagem» é outro título incontornável de Joseph Stiglitz, autor de «O Euro», editado em Portugal em setembro de 2016 pela Bertrand Editora.

«Demonstrámos que existe, de facto, um argumento da economia nascente a favor do protecionismo. (…) Não apostar nesse protecionismo conduz, previsivelmente, à estagnação. É desejável, pois, que haja protecionismo, mesmo se a economia não se desenvolver por completo.»
Desde a sua publicação, Por uma Sociedade de Aprendizagem tem mudado mentalidades, confrontando e desmentindo dogmas amplamente defendidas por economistas e estudiosos em todo o mundo – sobre o comércio livre, o desenvolvimento, a inovação e as especificidades das economias dos países em desenvolvimento. O motor por detrás da grande melhoria da qualidade de vida verificada nos últimos 200 anos é aqui escrutinado, concluindo-se sem dúvida que a subida da nossa qualidade de vida foi alavancada pela capacidade de «aprender a aprender», e não o contrário. Por uma Sociedade de Aprendizagem tornou-se, assim, uma ferramenta útil para todos os que defendem o desenvolvimento de políticas governamentais de apoio à ciência e à tecnologia e um documento imprescindível para qualquer governo que queira saber como revitalizar a sua economia.

Joseph E. Stiglitz nasceu nos Estados Unidos da América em 1943. Foi conselheiro económico da Administração Clinton e economista-chefe e vice-presidente do Banco Mundial. Em 2001 ganhou o Prémio Nobel da Economia e em 2007 o Prémio Nobel da Paz. Desde a crise de 2008, tem sido dos académicos mais empenhados na busca de soluções para os grandes desafios do nosso século.
Bruce C. Greewald é professor na Columbia Business School e Diretor de Investigação na FirstEagle Funds. Um dos economistas mais eminentes da atualidade, foi cognominado pelo New York Times como «o guru dos gurus de Wall Street».