Bertrand Editora | "Pensar. Sentir, Viver" de Judite Sousa e Diogo Telles Correia

Em Pensar Sentir Viver, os dois autores conversam, frente a frente, sem rodeios: Judite Sousa, uma jornalista experiente e incisiva, sem medo de perguntar; Diogo Telles Correia, psiquiatra, psicoterapeuta e professor universitário, com vontade de responder.
Este livro sobre saúde mental, doença mental e cura, ajuda a conhecer e a reconhecer sintomas em nós próprios e nos outros, e a saber como encontrar ajuda. É uma incursão profunda no campo da saúde e da doença mental onde o sofrimento não é uma anomalia, nem um obstáculo insuperável: quem precisa pode sempre encontrar ajuda porque não estamos sozinhos nas nossas dúvidas, nem nas nossas dores.

«Esta experiência começou por ser uma forma de dar a entender as questões mais básicas da psiquiatria e da saúde mental para o público geral. Senti-me desafiada a dar o meu contributo, porque tenho passado por uma experiência pela qual muitas pessoas estão a passar e não sabem sequer perceber do que se trata. Queria, com as minhas perguntas, que são as de todos os que não trabalham na área mas que se interessam pela saúde mental do mundo, encontrar respostas, soluções para as causas e o tratamento do sofrimento psíquico.»
(Judite Sousa, introdução)

Neste livro, conversam frente a frente, sem rodeios, Judite Sousa e Diogo Telles Correia: uma jornalista experiente e incisiva, sem medo de perguntar; um psiquiatra, psicoterapeuta e professor universitário, disposto a responder.
Falam de temas relacionados com a mente, o que a mantém saudável e o que a faz adoecer, enquadrando a doença (e a saúde mental) não só nos nossos genes mas também no mundo que nos rodeia.
Uma incursão profunda no campo da saúde e da doença mental onde o sofrimento não é uma anomalia, nem um obstáculo insuperável: quem precisa pode sempre encontrar ajuda porque não estamos sozinhos nas nossas dúvidas, nem nas nossas dores.

Judite Sousa é uma das jornalistas mais conhecidas e reconhecidas de Portugal, tendo apresentado vários programas de informação e análise política e estado presente, como enviada especial, em alguns dos acontecimentos mais marcantes dos últimos 20 anos. Começou a sua carreira na RTP, onde se destacou como apresentadora da Grande Entrevista, e veio depois a tornar-se um dos rostos da TVI, na qual desempenha o cargo de diretora-adjunta de Informação. Em 1995 recebeu o Prémio Bordalo de Jornalismo e, em 2005, foi-lhe atribuído o grau de Comendadora da Ordem de Mérito. Além de jornalista, foi docente do ISCEM e é autora de sete livros sobre temas vários, desde a reportagem à entrevista e à ficção.
Comentadora atenta da atualidade, a sua experiência pessoal fê-la refletir sobre as questões da mente e da saúde mental e perceber a importância de abrir o debate ao público e estimular a sua discussão sem tabus.

Diogo Telles Correia é médico psiquiatra, psicoterapeuta, professor auxiliar com agregação da Faculdade de Medicina onde leciona Psiquiatria, Psicopatologia e História da Medicina. Dá também aulas de Psiquiatria Forense na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Assistente hospitalar no Hospital de Santa Maria e consultor na unidade de transplantes do Hospital Curry Cabral.
Nove livros publicados, dois deles para o público em geral (A Vida num Degrau e Eu Existo) e os outros técnicos, sendo manuais que coordenou recomendados em várias universidades portuguesas, brasileiras e dos PALOP.
Mais de meia centena de artigos e capítulos em jornais e livros científicos nacionais e internacionais.
Vice-presidente da Associação de Psicopatologia Portuguesa, membro da direção da secção de Psiquiatria de Ligação da Associação Europeia de Psiquiatria, membro da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC), bem como de várias outras associações científicas nacionais e internacionais.