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Desenhado para criar aplicações, o Swift para iOS é uma nova linguagem open-source, que foi desenvolvida pela Apple em junho de 2014, tendo como objetivo principal o desenvolvimento de aplicações em diversos contextos, seja um dispositivo móvel, relógios inteligentes, desktops ou televisores.O novo livro da FCA pretende auxiliar tanto programadores de aplicações para dispositivos móveis como todos os que se interessam por este tema, de forma clara e sintética, explicando através de diversas ilustrações conceitos mais básicos de nível introdutório a noções de Swift mais complexas e avançadas, como é o caso do Swift 3 na plataforma iOS 10.
Sobre a obra:
A linguagem Swift é uma linguagem open source com um elevado crescimento e que permite desenvolver aplicações em diversos contextos, nomeadamente aplicações iOS, watchOS, tvOS e OS X. A nova versão desta linguagem, o Swift 3, apresenta uma estrutura e sintaxe mais coerentes com o objetivo de permitir o desenvolvimento de aplicações de uma forma mais célere.
O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis passou a assumir um papel muito relevante, principalmente no que diz respeito ao estabelecimento de lojas online, como a App Store da Apple, que permitem que qualquer pessoa aceda e instale aplicações para uso no seu dia a dia, tanto com objetivos utilitários como lúdicos.
Tendo em conta esse crescimento, surge este livro destinado a todos os que se interessam pelo desenvolvimento de aplicações móveis, bem como aos programadores de aplicações para dispositivos móveis. Escrito de uma forma simples e objetiva, cobre desde os conceitos de nível mais básico até à introdução de alguns conceitos avançados para Swift 3 na plataforma iOS 10.
No decorrer da obra é desenvolvida uma aplicação que está disponível na App Store, denominada Taster. Desta forma o leitor acompanha todos os detalhes de desenvolvimento até à publicação na loja online.
Entre outros, são abordados os seguintes temas:
·Ambiente de desenvolvimento Xcode;
·Linguagem Swift;
·Ciclo de vida de uma app;
·Model-View-Controller;
·Controladores;
·Gestos e movimento;
·Som e animação;
·Localização e mapas;
·Comunicação e rede;
·Redes sociais;
·Conceitos avançados;
·Persistência (incluindo Core Data e iCloud);
·Submissão à App Store.
Sobre autor:
Luís Marcelino
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, realizou o doutoramento em Sistemas de Informação na Universidade de Salford centrado na utilização de Realidade Virtual. Desde então manteve o interesse pelos tópicos que envolvem interfaces e interação com o utilizador, em particular utilizando dispositivos móveis. É professor no Instituto Politécnico de Leiria, investigador no Instituto de Telecomunicações e coautor das três edições do livro “Desenvolvimento em Ios – iPhone, iPad e iPod Touch – Curso Completo”, editado pela FCA.
Catarina Silva
Licenciada em Engenharia Eletrotécnica, com mestrado e doutoramento em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, dedica-se aos sistemas inteligentes, aprendizagem computacional e as suas aplicações e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. É professora no Instituto Politécnico de Leiria e investigadora no Centro de Investigação e Sistemas da Universidade de Coimbra, para além de coautora das três edições do livro “Desenvolvimento em Ios – iPhone, iPad e iPod Touch – Curso Completo”, também editado pela FCA.
Imprensa:
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