Bertrand Editora | "Caçadores, Camponeses e Combustíveis Fósseis" de Ian Morris

Como evoluíram os valores humanos? No livro Caçadores, Camponeses e Combustíveis Fósseis, que chegou recentemente às livrarias, o reconhecido historiador, arqueólogo e antropólogo inglês Ian Morris apresenta uma análise inovadora e progressista sobre a temática. O autor defende que a cada mudança de paradigma energético, está associada uma mudança de valores na sociedade.
Isto significa que a temática das energias renováveis tem implicações muito mais profundas do que perda de mercado das petrolíferas ou o sítio onde abastecemos o nosso carro: é, em si, revolucionária a um nível profundo. E ninguém melhor do que Ian Morris para o clarificar.
O autor de O Domínio do Ocidente, não só ajuda o leitor a compreender as mudanças que a nossa cultura tem vindo a sofrer, como também o conduz à reflexão sobre com que valores queremos construir as sociedades do futuro.

Hoje em dia os cidadãos ocidentais tendem a valorizar a democracia e a igualdade e a repudiar a violência e a desigualdade. Mas nem sempre assim foi. A maioria das pessoas que viveram nos 10.0000 anos anteriores ao século XIX pensava justamente o contrário.
Ian Morris, historiador, arqueólogo e antropólogo, propõe-se descobrir porquê. O resultado da investigação é surpreendente e está intimamente ligado à fonte de energia que privilegiamos.
À medida que os nossos métodos de obtenção de energia evoluíram da caça/recoleção para a agricultura e para a exploração de combustíveis fósseis, os nossos valores privilegiaram sucessivamente a violência, a hierarquia e, recentemente, a igualdade.
Uma exploração fascinante de milhares de anos da nossa História e a interrogação sobre a evolução futura dos nossos valores.

Ian Morris é professor de História na Universidade de Stanford. Nascido em Stoke-on-Trent, Inglaterra, em 1960, vive agora nas montanhas de Santa Cruz, na Califórnia. Dirigiu inúmeras escavações arqueológicas na Grécia e em Itália e já editou 11 livros, entre os quais O Domínio do Ocidente e Guerra! Para Que Serve?, ambos publicados pela Bertrand Editora.

«[Um livro] excelente, que nos dá que pensar (…). Mais do que isso, ao avançar uma hipótese audaz e muito bem formulada, Morris deu um grande contributo para o ramo nascente que é a história científica.»
Peter Turchin, Science

«Ian Morris escreveu mais um livro estimulante. E parte do que o torna notável é que estimula tanta irritação quanta admiração.»
Scott Ashley, English Historical Review

«Uma explicação provocadora para a evolução e divergência dos valores éticos (…). Nas mãos de um escritor e pensador talentoso, [este] material torna-se uma aventura intelectual cativante.»
Kirkus