Guerra e Paz | "Pais e Filhos em Diálogo" de Isabel Vaz Ponce de Leão

Publicando conversas de pais e filhos, a presente obra procura sublinhar a importância dos laços familiares na sociedade portuguesa. Pais e filhos, figuras públicas, dialogam abertamente e mostram-nos uma faceta mais íntima das relações familiares do século XXI, relações que, aos poucos, foram ultrapassando o chamado «choque geracional» de décadas anteriores, para se tornarem em espaços de diálogo.

Neste livro, o leitor passa a ser um ouvinte privilegiado de conversas como a de Álvaro Siza Vieira e Álvaro Leite Siza Vieira, Carlos do Carmo e Gil do Carmo, Diogo Freitas do Amaral e Filipa Amaral, Eunice Muñoz e António Munhoz, Mónica Baldaque e Lourença Baldaque, entre outras. Pais e Filhos em Diálogo surge de uma ideia de José da Cruz Santos, e é uma cabal demonstração de que a família continua a ser um pilar de uma sociedade que, passados tempos conturbados, a tende a reabilitar, erigindo como bandeiras o amor e a ética, cúmplices da luta diária.
Organização de Isabel Ponce de Leão.

Natural de Coimbra, casada, é professora catedrática da Universidade Fernando Pessoa, Porto, onde reside. Membro integrado do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, sendo coordenadora do pólo do Porto, é também sócia fundadora e vice-presidente do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís. É ainda membro das Comissões Inter institucionais do Instituto Fernando Pessoa – Língua Portuguesa e Cultura Lusófona, e da Academia Lusófona Luís de Camões. Colabora com várias instituições de ensino superior na Europa, África e América. A sua área de investigação privilegia a interação da literatura com as outras artes. É autora e coautora de cerca de 25 livros e mais de 125 artigos. Dedica-se também à crítica de arte, colaborando com galerias e artistas plásticos.