Chiado Editora | "O Grão Mestre" de António Faria

P.V.P.: 13 € / 3€

O Grão-Mestre tem uma função na Maçonaria que se prende com o princípio fundamental de unir o que está disperso. A dialética dessa função não é conhecida, mas necessariamente reconhecida. Por acaso ou ditado pelas circunstâncias a vertente “humana”, social, é a que ressalta pela sua visualidade.

Tal como acreditavam os seus impulsionadores em séculos anteriores, a Maçonaria não é um instrumento mas sim a consciência do seu uso como prolongamento do espírito de ousar transgredir os limites naturais.

Doutor pela FCSH UNL (Estudos Portugueses), Mestre pela FLUL (História da Expansão e Descobrimentos Portugueses), Licenciado em História (FLUL).

Frequentou a FDUC (1961), FDUL (1963), Estudos Gerais de Angola (Lubango,1967). Estudos primários e secundários no Lubango (Huila) e Nova Lisboa (Huambo). Cinema (cursos e formação contínua desde AEIST, 1964, Tobis 1965).

Dirigente associativo (Cineclube do Huambo, Casa dos Estudantes do Império, Sindicato dos Profissionais de Cinema, Associação Portuguesa de Realizadores de Filmes, Associação “Casa dos Estudantes do Império”).

Realizador na RTP (1976-2003). Professor universitário (UML) e Investigador (ULHT).Dado como uma das mil personalidades do século XX.

Primeiros escritos, 1959. «Georges Méliès», A Voz do Planalto, Nova Lisboa (Angola), 27 de Maio de 1960. Primeiro programa: Tempo de Cinema (Radio Clube do Huambo, 1960).

Primeiros filmes, 1958. Filme de estreia: A Chafarica (1970). Depois, Índia (1972), Ofensiva Popular (!975), Sertório (1976), O Homem que Matou o Diabo(RTP, 1978), Os Flagelados do Vento Leste (1986).

Centenas de documentários(RTP 1974-2003) entre os quais Catarina, Querida Júlia, Teixeira de Pascoais, Ana Plácido, Raul Brandão, Arnaldo Gama, Manuel Fernandes Tomás, Guilhermina Suggia, Afonso Henriques, Francisco Manuel de Mello, Elísio de Moura, O Grande Lagar da Ira, Edmundo Pedro Memória da Fuga do Campo de Tarrafal, Encontro com a Cidade (Porto), Dentro da Cidade (Porto).

Romance: Emenda e Soneto, Lisboa, Publicações Europa América, 1987.

Teatro: O Desertor, com João Lagarto e Cristina Hauser (RTP, 1979), Fumos de Glória(Lisboa, Colibri, 1998), Atitude Inesperada de um Deficiente de Guerra perante o Quadro de Francisco Goya no Museu do Prado(Porto, Maranus, 2007),De Volta a Tala Mongongo (Porto, Maranus, 2008).

Pesquisa: Introdução ao Cinema Angolano, 1964; Consciência Crítica e Cinema Nacional, 1970; Miséria de Cinema, 1972, Casa dos Estudantes do Império: Itinerário Histórico, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1995; Linha Estreita da Liberdade, Lisboa, Colibri, 1997; «A morte de Mutu-ya-Kevela no relatório do Tenente Pais Brandão», sep. Clio, Revista do Centro de História FLUL, Lisboa, Colibri, 1997; Concepção de História e Prática Política. O Abade Correia da Serra,Serpa, Câmara Municipal de Serpa, 2001; A Idade da Consciência. Cinema e História, Porto, Estratégias Criativas, 2001; A Produção Cinematográfica como Expressão da Cultura Portuguesa (1924-1949), t. D., Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2002; Obra ao Branco, Lisboa, Editora Universitária, 2003; O Real e o Possível. Norton de Matos, Etiologia de um Estado e Fim do Império, Lisboa, Grémio Lusitano, 2005; Memória e Gratidão, (c/ António Arnaut), Lisboa, Grémio Lusitano, 2006; O Cilindro de Crísipo. Maçonaria e Política, Lisboa, Nova Vega, 2006; Desamparo de Sandu, Lisboa, Chiado Editora, 2015.Itinerário de Pasárgada, Chiado Editora, 2016.