Lidel | "Treino e Modificação Comportamental de Cães" de Ana Teresa Martins da Silva

22,46 € | 236 pág

Sobre livro:
Esta obra, profusamente ilustrada, descreve e analisa os vários métodos de treino utilizados para o ensino de novos comportamentos e de modificação de comportamentos problemáticos do cão, baseando-se no modo de aprendizagem deste. O livro faz uma revisão atualizada do tema aproveitando também para apresentar as vantagens e inconvenientes dos vários métodos presentes na literatura especializada e para descrever com pormenor as técnicas necessárias à sua execução.

Treino e Modificação Comportamental de Cães constitui, sem dúvida, uma ferramenta muito útil, dirigida a treinadores e escolas de cães, professores e alunos dos cursos de treino, médicos veterinários, enfermeiros e auxiliares de ação veterinária, associações de defesa animal e canis municipais, criadores, proprietários de hotéis para cães e outros prestadores de serviços dirigidos ao cão. Por ser de leitura acessível, é também destinado ao grande público, tendo como consequência e benefício principais a melhoria da capacidade de ensino e relacionamento dos donos com os seus próprios cães.
· Aprendizagem associativa e não associativa
· Condicionamento clássico e condicionamento operante
· Implicações práticas da habituação e sensibilização
· Métodos de treino e modificação comportamental
· Ensino de comportamentos novos através dos métodos (Sinal, Treino com clicker, Prompting, Luring, Targeting)
· Encadeamento de comportamentos (chaining)
· Procedimentos de controlo de estímulos antecedentes e subsequentes

Tenente-Coronel Médica Veterinária, Oficial do Quadro Permanente do Exército Português; Chefe da Clínica Veterinária Militar de Equinos, Mafra; Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.
Ao longo de vários anos foi formadora nas disciplinas de treino de cães Agility e Obediência, tendo participado em diversas provas, com o seu próprio cão. Participou em diversos cursos, workshops e congressos no âmbito do Treino e Modificação Comportamental de Cães.
Faz voluntariado na UPPA – União Para a Protecção dos Animais, desde 2009, onde, para além de prestar apoio médico-veterinário, tem vindo a colaborar no treino e modificação comportamental dos animais ao cuidado da associação.