Editorial Presença | "Na Rota da Corrupção" de Jake Bernstein

maio 25, 2018

17,01 € | 384 pág


Sobre livro:
Num universo de redes ocultas, que operam à margem do sistema financeiro global, são transacionados triliões de dólares em operações de tráfico de droga, evasões fiscais, subornos e empresas ilegais. Estas redes escondem as identidades dos indivíduos que beneficiam de atividades ilícitas, com a cumplicidade de banqueiros, advogados e auditores pagos para fecharem os olhos a estes esquemas. 

Neste livro, Jake Bernstein, autor de diversas investigações jornalísticas e governamentais que lhe mereceram prémios, entre os quais o Pulitzer, põe a descoberto essa economia obscura e explica como ela evoluiu, baseando-se na análise minuciosa de milhões de documentos confidenciais pertencentes à Mossack Fonseca, uma sociedade de advogados panamiana, os quais foram objeto de uma sensacional fuga de informação, tendo-se tornado conhecidos como Panama Papers. 


Bernstein revela como operam as empresas fantasma e como ajudam multimilionários e celebridades a fugirem aos impostos, e ainda como providenciam disfarces para atividades ilícitas de barões do crime e políticos corruptos em todo o mundo. Um olhar sério e perturbador que levanta questões incontornáveis sobre instituições legais em que sempre confiámos.

Sobre autor:
Jake Bernstein, jornalista americano, integrou o International Consortium of Investigative Journalists que investigou e denunciou o escândalo Panama Papers. 
Pelo seu trabalho realizado nesse caso, foi galardoado, em 2017, com o Prémio Pulitzer. 
Já em 2011, tinha recebido o seu primeiro Prémio Pulitzer pela investigação jornalística realizada em torno da crise financeira, a que se seguiram outros prémios. 
Ao longo de 25 anos, levou a cabo investigações jornalísticas que visaram os paraísos fiscais offshore, o mundo financeiro de Wall Street, a corrupção policial em Miami, a poluição industrial no Texas e a crise da América Central. 
Tem colaborado em diversas publicações, entre as quais The Washington Post, Bloomberg, The Guardian, etc. 
É uma presença habitual em canais televisivos norte-americanos e britânicos, tais como NBC, CNN, PBS, NPR, BBC. 
Vive em Brooklyn com a mulher.

Imprensa:
«Relatos sobre violação da lei, fuga aos impostos, desrespeito pelas sanções internacionais, ocultação de ativos, extorsão e branqueamento de fortunas acumuladas por via do crime e da corrupção.»
The Washington Post

«Uma investigação sobre a emaranhada e impenetrável rede financeira revelada pela publicação dos Panama Papers um trabalho notável que denunciou um escândalo ainda não totalmente esclarecido.»
Kirkus Reviews

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook