SdE | "A Odisseia do Espírito Santo" de António Breda Carvalho

14,94 € | 224 pág


Sobre livro:
Em 1758, João Pinto, lavrador letrado e curandeiro de S. Martinho de Vale de Bouro, concelho de Mondim de Basto, viajou para Vilarinho, lugar do mesmo concelho. Aí, a pedido de um seu moço de lavoura, deslocou-se a casa de Maria José, mulher que dizia estar possuída por um espírito. É este o ponto de partida para a criação de uma heterodoxa congregação do Espírito Santo. O apostolado do lavrador João Pinto foi protagonista de ações heréticas que abalaram o concelho de Mondim de Basto. Terminou em 1759, com a intervenção do Santo Ofício. 

A Odisseia do Espírito Santo foi a obra vencedora do V Prémio Literário Carlos de Oliveira e o júri fundamenta a sua decisão no facto de o livro possuir «um original dispositivo narrativo que faz com que a história seja contada na primeira pessoa alternadamente por todas as personagens, pela capacidade de efabulação e pela riqueza da linguagem, que oscila entre a reconstituição do léxico do século XVIII e o dos nossos dias».

Sobre autor:
António Breda Carvalho nasceu na Mealhada, em 1960. É professor do ensino básico e estreou-se na literatura em 1990. Até à data publicou várias obras, incluindo estudos regionais, e foi distinguido com inúmeros prémios literários de conto e de romance. Romances publicados: As Portas do Céu (Menção de Honra – Prémio Literário António Feliciano de Castilho, Câmara de Águeda, 2000), O Fotógrafo da Madeira (obra vencedora do Prémio Literário João Gaspar Simões, Câmara da Figueira da Foz, 2010) e Os Azares de Valdemar Sorte Grande (Menção de Honra – Prémio Literário João Gaspar Simões, Câmara da Figueira da Foz, 2012).

Imprensa:
-
SdE | "A Odisseia do Espírito Santo" de António Breda Carvalho SdE | "A Odisseia do Espírito Santo" de António Breda Carvalho Reviewed by Clube dos Livros on janeiro 22, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.