Dom Quixote | "Persona" de Eduardo Pitta

junho 06, 2019

12,50 €
Comprar na Bertrand



Sobre livro:
Versão moderna de uma educação sentimental, Persona estabelece o confronto entre as exigências do corpo, a normatividade social e o policiamento do Estado durante os anos que precederam a descolonização.

«Persona, enquanto texto literário, é insólito, original, de grande qualidade literária, onde o tema das diferenças vai muito além do meramente sexual. Constitui-se de facto como um pequeno romance na medida em que cada um dos contos tem por herói a personagem de Afonso, apanhada em três momentos-chave da sua vida: aos 12, aos 18 e aos 22 anos. A cada idade corresponde a narrativa de uma forma de iniciação. Três etapas de um caminho em direcção à maturidade marcadas pelos encontros, pelos espaços: a escola, uma viagem ao deserto, a vida de guerreiro. Trata-se de um percurso de crescimento e, apesar da brevidade, os episódios revelam-no como a versão moderna de uma educação sentimental. O herói move-se na alta-burguesia, retrata-lhe os tiques e os podres, o discurso tanto mais elegante quanto escabroso, reproduz a snobeira de um distanciamento muito british.»
(Helena Barbas, Expresso)

Sobre autor:
Poeta, escritor, ensaísta e crítico, Eduardo Pitta nasceu em 1949. Desde 1974 publicou dez livros de poesia, um romance, uma trilogia de contos, quatro volumes de ensaio e crítica, duas colectâneas de crónicas, dois diários de viagem e o livro de memórias Um Rapaz a Arder (2013). O volume da sua poesia escolhida, Desobediência (2011), foi publicadopela Dom Quixote.
Fractura (2003), sobre a homossexualidade na literatura portuguesa contemporânea, é considerado por Mark Sabine «the first history of Portuguese literary homosexuality». 
Em 2008, adaptou para crianças O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz. 
Dirige a edição das obras completas de António Botto.
Poemas seus encontram-se traduzidos em inglês, castelhano, italiano, francês e hebraico. Tem poemas, contos e ensaios dispersos por revistas literárias de Portugal, Reino Unido, Brasil, Colômbia, Espanha, França e Estados Unidos. Participou em congressos, seminários e festivais de poesia em Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Colômbia. Mantém desde 2005 o blogue Da Literatura.
Casou em 2010 com Jorge Neves, seu companheiro desde 1972.
De Eduardo Pitta acaba a Dom Quixote de publicar uma nova edição do livro Persona.

Imprensa:
-

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook