Desassossego | "Viral - A Epidemia de Fake News e a Guerra da Desinformação" de Fernando Esteves e Gustavo Sampaio

14,94 €
COMPRAR NA WOOK
Comprar na Bertrand


Sobre livro:
A difusão de informação falsa ou enganadora não é um fenómeno novo. Mas o desenvolvimento tecnológico e a consagração das plataformas digitais como principal fonte de informação resultaram num agravamento do fenómeno, atingindo um nível de virulência que o transforma numa das mais prementes ameaças às sociedades livres, plurais e democráticas.

Enfrentamos uma epidemia de fake news, parte integrante de uma mais ampla guerra da desinformação e cujos efeitos são evidentes: do Brexit e eleição de Donald Trump, ambos em 2016, à vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, passando pelo crescimento de movimentos antivacinação, negacionistas das alterações climáticas ou vendedores de curas milagrosas, por entre inúmeras fraudes, mentiras e teorias de conspiração. A produção de fake news está a funcionar como uma indústria poluente, tão lucrativa para os que a exploram quanto nociva para os que a consomem.

E a partir do momento em que é utilizada como instrumento de propaganda política, desinformação e manipulação da opinião pública, torna-se urgente a neutralização do vírus. Objectivo para o qual este livro, da autoria do director e do director-adjunto do Polígrafo (o primeiro jornal português de fact-checking), visa contribuir, explicando e reflectindo sobre o fenómeno e apresentando medidas de profilaxia eficazes que consistem na promoção da literacia mediática e da verificação de factos.
Sobre autor:
Fernando Esteves é fundador e diretor do Polígrafo, o primeiro jornal português de fact-checking. Jornalista há vinte e três anos, trabalhou nos jornais Euronotícias e O Independente, a que se seguiu a revista Sábado, onde foi editor da secção de Política entre 2005 e 2017, e a revista Visão, onde manteve uma coluna de opinião até outubro de 2018. Licenciado e pós-graduado em Ciências da Comunicação, deu aulas de Jornalismo em várias universidades, entre os 23 e os 33 anos. Jornalista premiado, nomeadamente pelas suas investigações jornalísticas sobre os negócios duvidosos no sector da Saúde, apresentou o programa televisivo Clube de Jornalistas. É autor de três livros: O Todo-Poderoso, uma biografia não oficial do ex-político socialista Jorge Coelho; Cercado – Os Dias Fatais de José Sócrates, um dos livros de não-ficção mais vendidos de 2015; e A Sangue Frio, sobre a "Operação Marquês", onde são investigadas algumas das figuras mais importantes da sociedade portuguesa dos últimos vinte e cinco anos.

Gustavo Sampaio (Coimbra, 1982) é jornalista e diretor-adjunto do Polígrafo. Anteriormente trabalhou nas redações do jornal O Independente, da revista Sábado e do Jornal Económico. Ao longo de uma década publicou artigos em diversos órgãos de comunicação social, nomeadamente no Público, Exame, Fact Magazine (Londres), Ponto Final (Macau), entre outros. É licenciado em Jornalismo (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), pós-graduado em Direitos Humanos (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade Católica Portuguesa). Foi locutor e realizador de programas na RUC – Rádio Universidade de Coimbra. Também é autor de três livros de investigação jornalística: Os Privilegiados (2013); Os Facilitadores (2014); e Porque Falha Portugal? (2016).

Imprensa:
-
Desassossego | "Viral - A Epidemia de Fake News e a Guerra da Desinformação" de Fernando Esteves e Gustavo Sampaio Desassossego | "Viral - A Epidemia de Fake News e a Guerra da Desinformação" de Fernando Esteves e Gustavo Sampaio Reviewed by Clube dos Livros on outubro 14, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.