A Esfera dos Livros | "Samurais - Uma história concisa" de Michael Wert;

Sobre livro:
A imagem de um samurai de espada em riste, a sua vida, regida por um estrito código ético, e a sua destreza em mortíferas artes marciais, são as ideias básicas que configuram a visão popular sobre estes guerreiros.
Assim como cativam a imaginação moderna, os samurais também exerceram uma grande influência sobre a política, a arte, a filosofia e a religião da sua própria época e, em última análise, dominaram o Japão desde o século XIV até à sua queda, em meados do século XIX. Dentro e fora do campo de batalha, quer investindo contra o inimigo quer montados nos seus cavalos ou conquistando o favor da corte imperial, a sua história transborda de aventuras e intrigas, de atos heroicos ou criminosos, de vitórias improváveis ou de terríveis derrotas.
Este livro segue o rasto dos samurais ao longo dos séculos, analisa o seu papel em momentos cruciais da história do Japão, como foi a invasão da Coreia, em finais do século XVI, ou a rebelião de Satsuma, em 1877. Vendo-os cobrar vida em episódios reais como esses, compreendemos quem foram os samurais, famosos ou não, que moldaram a história do país.

Michael Wert é professor associado de História da Ásia Oriental na Universidade Marquette, no Milwaukee, Wisconsin. Especializado no Japão inicial e moderno, publicou ainda a obra Meiji Restoration Losers: Memory and Tokugawa Supporters in Modern Japan. Também pratica Kyudo (tiro ao arco japonês) e esgrima japonesa. O seu trabalho mais recente aborda a esgrima e a relação entre o samurai e os plebeus, bem como o papel da violência na sociedade japonesa dos séculos XVII-XIX.