Editorial Planeta | "Uma Luz na Escuridão" de Sharon Cameron




Sobre livro:
A história extraordinária de Stefania Podgórska, uma adolescente polaca que optou pela coragem e humanidade, ao esconder treze judeus no seu sótão durante a Segunda Guerra Mundial, da autora best-seller do New York Times Sharon Cameron.

Batem à porta e Stefania tem de escolher...
Corre o ano de 1943 e há quatro anos que Stefania, de dezasseis anos, trabalha na mercearia da família Diamant, em Przemsyl, na Polónia, conquistando a vida e corações desta família. Até fez uma promessa a um dos filhos, Izio – um noivado que têm de manter em segredo, pois ela é católica e os Diamant são judeus.
Mas tudo muda quando o exército alemão invade Przemsyl. Os Diamant são obrigados a fugir para o gueto e Stefania fica sozinha na cidade ocupada. É a única que poderá cuidar de Helena, a sua irmã de seis anos.
Quando lhe batem à porta é Max, o irmão de Izio, que saltou de um comboio que seguia para um campo de morte. Stefania e Helena tomam então uma decisão extraordinária: esconder Max e, mais tarde, outros doze judeus.
Só lhes resta esperar, todos os dias, pelo bater à porta que significará a sua sentença de morte. Quando por fim batem, são dois oficiais nazis, que requisitam a casa de Stefania para o exército alemão.
Com dois nazis no rés do chão, treze judeus no sótão e a irmã a seu lado, Stefania tem mais uma escolha difícil a fazer.

NOTA DO AUTOR
«Tomei consciência da existência de Stefania Podgórska no início dos anos de 1990, muito antes de ter pensado em tornar-me uma escritora. Não através de um artigo ou de um filme, ou da Oprah, mas quando uma parte da sua entrevista de história oral foi para o ar na estação da PBS local. Parei tudo para ir ver e nunca esqueci a sua história. Durante mais de vinte e cinco anos. Em 2017, descobri a sua entrevista integral na página do United States Holocaust Memorial Museum. Vi-a três vezes, e quando terminei, sabia três coisas. Era uma história que precisava de ser contada. Era uma história que devia dar um romance. E, para o melhor e para o pior, era eu quem a deveria escrever.»
Sharon Cameron


Sobre autor:
O romance de estreia de Sharon Cameron The Dark Unwinding recebeu o Sue Alexander Award da Society of Children’s Book Writers and Illustrators para Novo Trabalho Mais Promissor e o Crystal Kite Award da SCBWI, e foi incluído numa seleção de Melhor Ficção para Jovens Adultos da YALSA. Sharon é também a autora da sequela, A Spark Unseen; Rook, que foi nomeado para um Indiebound Indie Next List Top Tem, a seleção de Melhor Ficção para Jovens Adultos da YALSA, e medalha de ouro da Parents’ Choice; e The Forgetting, foi n.º 1 da lista de best-seller do New York Times e nomeado para um Indie Next Pick of the List, além do romance que o complementa, The Knowing. Vive com a família em Nashville, Tennessee, e poderá visitá-la online em sharoncameronbooks.com.


Imprensa:

-
Editorial Planeta | "Uma Luz na Escuridão" de Sharon Cameron Editorial Planeta | "Uma Luz na Escuridão" de Sharon Cameron Reviewed by Clube dos Livros on junho 22, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.