Editorial Presença | "Os Cruzados" de Dan Jones




Sobre livro:
«Tomai este caminho e obtereis a remissão dos vossos pecados, seguros na indestrutível glória do Reino Sagrado.»

Assim falou o Papa Urbano II em 1095, palavras de estímulo aos cristãos para seguirem o caminho do Santo Sepulcro e libertarem a cidade de Jerusalém de séculos de governação islâmica. O apelo a esta união por parte de Urbano II, com a promessa da salvação para todos os que tomassem a cruz, desencadearia um conflito religioso numa escala épica.

Príncipes cristãos, seguidos por legiões de fiéis, iniciaram uma cadência de guerras santas contra os inimigos de Cristo que imergiriam a Europa e o Mediterrâneo num banho de sangue - de Alepo, no Levante, ao Al-Andalus, no Ocidente. Em Os Cruzados, Dan Jones apresenta uma perspetiva particular sobre um conflito medieval entre a cristandade e o islão que se manteve aceso durante quase quatro séculos e cujos ecos ainda hoje se fazem ouvir.

Mais do que uma simples exposição dos acontecimentos das Cruzadas, Dan Jones oferece-nos um enquadramento histórico com base numa sequência de episódios emocionantes. Os cruzados são mulheres e homens, cristãos das Igrejas do Oriente e do Ocidente, muçulmanos sunitas e xiitas, árabes, judeus, turcos, egípcios, berberes e mongóis e até um grupo viquingue.

Dan Jones é tem uma magnífica aptidão para redigir esta narrativa histórica estimulante. Nunca até aqui a época das Cruzadas foi retratada de modo tão intenso e vibrante, nem a sua história relatada com tanto entusiasmo.


Sobre autor:
Dan Jones, para além de historiador, é um jornalista premiado e profissional de audiovisuais.
É autor de vários bestsellers tais como The Plantagenets e Magna Carta, e criador e apresentador de dezenas de programas de televisão, incluindo a aclamada série Secrets of Great British Castles da Netflix / Channel 5.
Escreve uma coluna semanal para o London Evening Standard, e os seus artigos têm sido publicados em jornais e revistas como The Sunday Times, The Daily Telegraph, The Wall Street Journal, Smithsonian, GQ e The Spectator.
Os direitos de publicação de Os Templários foram adquiridos por editoras de 12 países.
Dan Jones vive em Surrey, no Reino Unido.


Imprensa:

«Uma das melhores obras de sempre sobre a tumultuosa e emocionante história das Cruzadas.»
The Sunday Times

«Cada página desta obra extraordinária é uma prova clara de que a história das Cruzadas continua a ser cativante e absorvente.»
The Times

«Dan Jones apresenta um quadro expressivo e rigoroso da cultura, política e personalidades da era das Cruzadas.»
Publishers Weekly
Editorial Presença | "Os Cruzados" de Dan Jones Editorial Presença | "Os Cruzados" de Dan Jones Reviewed by Clube dos Livros on junho 15, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.