Elsinore | "Rapariga, Mulher, Outra" de Bernardine Evaristo

19,78 €



Sobre autor:
As doze personagens centrais deste romance a várias vozes levam vidas muito diferentes: desde Amma, uma dramaturga cujo trabalho artístico frequentemente explora a sua identidade lésbica negra, à sua amiga de infância, Shirley, professora, exausta de décadas de trabalho nas escolas subfinanciadas de Londres; a Carole, uma das ex-alunas de Shirley, agora uma bem-sucedida gestora de fundos de investimento, ou a mãe desta, Bummi, uma empregada doméstica que se preocupa com o renegar das raízes africanas por parte da filha.

Quase todas elas mulheres, negras e, de uma maneira ou de outra, resultado do legado do império colonial britânico. As suas histórias, a das suas famílias, amigos e amantes, compõem um retrato multifacetado e realista dos nossos dias, de uma sociedade multicultural que se confronta com a herança do seu passado e luta contra as contradições do presente.

Um romance atual, brilhantemente escrito, que repensa as questões de identidade, género e classe com o pano de fundo do colonialismo, da emigração e da diáspora.

Força narrativa e escrita cativante num empolgante mosaico de histórias de vida que farão o leitor repensar a sua maneira de ver o mundo.


Sobre autor:
Bernardine Evaristo nasceu no sudeste de Londres, em 1959, filha de mãe britânica e pai nigeriano. Autora de uma obra que inclui romance, poesia, contos, teatro e crítica literária, a sua escrita é caracterizada pela experimentação, ousadia e subversão na forma e escolha de temas, onde desafia os mitos e preconceitos das várias diásporas africanas e das suas identidades.
O seu último romance, Rapariga, Mulher, Outra foi, ex-aequo com Os Testamentos (Ed. Bertrand, 2020), de Margaret Atwood, o vencedor do Booker Prize 2019, e Livro do Ano do British Book Awards 2020.


Imprensa:
«Uma escrita apaixonante, incisiva, repleta de energia e humor.»
Kuízes do Booker Priza

«Bernardine Evaristo consegue pegar em qualquer história, de qualquer tempo, e transformá-la em algo vibrante de vida.»
Ali Smith

«Uma arrebatadora sinfonia de vozes de mulheres negras, numa descrição lúcida dos desafios contemporâneos.»
The Washington Post

«Evaristo continua a ampliar e a elevar o nosso cânone literário. Se quisermos compreender a Grã-Bretanha dos nossos dias, esta é a escritora a ler.»
New Statesman

«Um livro sobre a luta, mas também sobre o amor, a alegria e a imaginação.»
The Guardian

«Maravilhoso… Este livro mudou a minha forma de pensar.»
Tom Stoppard, Times Literary Supplement

«Todos os leitores deviam pôr de lado o livro que estão a ler e mergulhar neste. Bernardine Evaristo é a escritora do ano. Rapariga, Mulher, Outra é o livro da década.»
Washington Independent Review of Books

«Rapariga, Mulher, Outra fervilha de vitalidade… Evaristo revela as experiências comuns que fazem de todos nós elementos da mesma família humana.»
Financial Times

«Se ainda não conhece devia conhecer a obra desta autora.»
The Guardian
Elsinore | "Rapariga, Mulher, Outra" de Bernardine Evaristo Elsinore | "Rapariga, Mulher, Outra" de Bernardine Evaristo Reviewed by Clube dos Livros on setembro 27, 2020 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.