Relógio D'Água | "O Doutor Fausto" de Thomas Mann

22,50 €


Sobre livro:
Neste romance, publicado em 1947, Thomas Mann apresenta-nos a história do músico e compositor fictício Adrian Leverkühn, contada pelo seu amigo de infância, Serenus Zeitblom. Tal como o Fausto lendário, Adrian vende a alma ao diabo para poder realizar a sua grande obra. A criatividade do jovem Leverkühn parece destiná-lo ao sucesso, mas a sua ambição é a autêntica grandeza. É visitado por um ser mefistofélico, que lhe propõe que renuncie ao amor e à sua alma em troca de vinte e quatro anos de génio. Leverkühn atravessa um período de grande criatividade musical que acaba por ser posto em causa pela sua obsessão com o Apocalipse e o Juízo Final e pelo progresso da sua loucura. O Doutor Fausto é um dos romances mais ousados de Thomas Mann, ao combinar música e política, realidade, símbolo e tradições, estando ao nível de Os Buddenbrook e A Montanha Mágica.


Sobre autor:
Thomas Mann nasceu a 6 de junho de 1875, numa família de comerciantes do estado alemão de Lübeck. Como era tradição da elite alemã, Thomas Mann iniciou a sua educação em casa. Em 1882, ingressou no ensino oficial, tendo depois frequentado o Katharineum, cujo curso não terminou. Na adolescência, leu Schiller, Heine e Nietzsche, e apreciava a música de Wagner. Sentiu-se atraído por colegas como Armin Martens, que transformou em Hans Hansen na sua novela de 1903, Tonio Kröger, e Willri Timpe, que surge em A Montanha Mágica como companheiro de Hans Castorp. Após os estudos incompletos no Katharineum, Mann reuniu-se à família em Munique em 1894, já depois da morte do pai, vivendo no bairro boémio de Schwabing. Frequentou durante dois semestres a Universidade Técnica de Munique e, em julho de 1895, viajou por Itália na companhia do irmão mais velho, Heinrich. Foi no final desse ano que publicou numa revista A Vontade de Ser Feliz e, no ano seguinte, O Pequeno Senhor Friedemann.
Em nova viagem a Itália, visitou Veneza e Nápoles, e foi no regresso a Roma em outubro de 1897 que, no apartamento de Heinrich, começou a escrever Os Buddenbrook (enquanto lia Schopenhauer e Nietzsche). Entre 1900 e 1903, manteve amizade com o pintor e violinista Paul Ehrenberg, que haveria de inspirar a personagem Rudi Schwerdtfeger de Doutor Fausto. Pouco depois, conheceria Katia Pringsheim, filha de uma família de intelectuais e artistas de origem judia e estudiosa de matemática. Casaram a 11 de fevereiro de 1905 e teriam seis filhos, entre os quais Erika e Klaus. Nos anos anteriores à I Guerra Mundial, os Mann construíram uma mansão familiar em Munique. Foi nesse período que Thomas escreveu A Morte em Veneza, baseada numa estada no Grand Hôtel des Bains do Lido, onde encontrou um jovem aristocrata polaco que inspirou a personagem de Tadzio. No início da guerra, Thomas Mann tornou-se nacionalista, escrevendo Considerações de Um Apolítico e entrando em confronto com o irmão Heinrich, que se opunha ao militarismo alemão.Depois da guerra, Thomas Mann apoiou a República de Weimar, tendo-se oposto ao nazismo desde 1921 e denunciado o antissemitismo. Em 1919, retomou a escrita de A Montanha Mágica, que publicou em 1924 com enorme êxito. Assumiu publicamente posições liberais sobre a homossexualidade e, em 1932, apoiou Hindenburg contra Hitler. Em 1933, poucos dias depois de Hitler se tornar chanceler, Mann viajou pela Europa, acabando por se fixar em Zurique. Em 19 de novembro de 1936, adquiriu nacionalidade checoslovaca e, dois anos depois, aceitou um posto na Universidade de Princeton nos EUA, continuando a publicar escritos contra o nazismo. Em maio de 1943, começou Doutor Fausto e, no ano seguinte, ele e a esposa adquiriram nacionalidade norte-americana, tendo apoiado a reeleição de Roosevelt, que os recebera anos antes na Casa Branca. Terminada a guerra, Thomas Mann recusou-se a regressar à Alemanha. Após a morte do filho Klaus e do irmão Heinrich, do início das perseguições macarthistas nos EUA que atingiram a sua filha Erika, Thomas Mann decidiu instalar-se definitivamente na Suíça. Faleceu a 12 de agosto de 1955.


Imprensa:
«Em O Doutor Fausto, Mann alcançou a síntese de um mito da história, uma filosofia da arte e uma fábula imaginada de rara solenidade. Neste livro, a meditação surge totalmente da circunstância ficcional.» 
George Steiner, Tolstoi ou Dostoievski

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