"O Deserto dos Tártaros" de Dino Buzzati | Cavalo de Ferro - Clube dos Livros

"O Deserto dos Tártaros" de Dino Buzzati | Cavalo de Ferro




Sobre livro:
Obra-prima do século XX, publicada em 1940. Adaptada ao teatro por Camus e ao cinema por Zurlini, tornando-se um filme de culto.

Recém-nomeado oficial, Giovanni Drogo é destacado para a inóspita Fortaleza Bastiani, situada no limite do deserto, outrora reino dos míticos Tártaros. Uma vez lá chegado, Drogo é contaminado pelo clima heróico e ávido de glória que parece petrificar, numa espera perene, oficiais e soldados. Passam-se meses e anos, devorando juventude e sonhos. Todos aguardam o dia em que os inimigos virão do Norte e a guerra terá início. Uma das obras-primas do século XX, que projectou a fama internacional de Buzzati, O Deserto dos Tártaros foi publicado em 1940 e adaptado ao teatro por Albert Camus e ao cinema, num filme de culto realizado por Valerio Zurlini.


Sobre autor:
Dino Buzzati (Belluno, 1906 – Milão, 1972) é autor de uma vasta produção narrativa que inclui volumes de contos, romances, peças de teatro, poesia e obras que conjugam texto com ilustração.
O seu universo temático singular, junção de existencialismo e de uma visão fantástica e absurda do real, inclui os romances O Segredo do Bosque Velho e O Deserto dos Tártaros, este último adaptado ao cinema em 1976; os volumes de contos Os Sete Mensageiros, Pânico no Scala e A Derrocada da Baliverna; a novela gráfica Poema a Fumetti, de 1969; ou o livro infantil ilustrado La Famosa Invasione degli Orsi in Sicilia. A publicação de Sessenta Contos, em 1958, mereceu ao autor a atribuição do prestigiado prémio Strega.


Imprensa:
«Um dos romances mais importantes da história da Literatura mundial.» 
Umberto Eco

«Giovanni Drogo é um Corto Maltese sem aventura.» 
António Mega Ferreira

«É um daqueles livros que, terminados, retemos um momento nas mãos, como se tivéssemos pena que tenham chegado ao fim. Voltamos a folhear as primeiras páginas, saboreando a lembrança de como tudo começou.» 
Mário Santos, Público

"O Deserto dos Tártaros" de Dino Buzzati | Cavalo de Ferro "O Deserto dos Tártaros" de Dino Buzzati | Cavalo de Ferro Reviewed by Clube dos Livros on setembro 04, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.