O Fim dos Homens de Christina Sweeney-Baird | Bertrand Editora

Sobre livro:
O ano é o de 2025, e um misterioso vírus irrompeu na Escócia - uma doença letal que afeta apenas os homens. Amanda MacLean é a primeira a alertar para a emergência do fenómeno, a sua voz, porém, é ignorada e reduzida a histerismo. Quando o apelo é finalmente levado a sério, é já demasiado tarde. O vírus torna-se global - e também uma pandemia política. Todas as vítimas são homens. O mundo transforma-se. O mundo da mulher.

O que se segue é o relato imersivo das mulheres a quem cabe lidar com as consequências do vírus e que nos é revelado através de uma narrativa na primeira pessoa. Além da doutora MacLean, Catherine, uma socióloga determinada a documentar os factos por trás da «peste masculina»; Dawn, analista de informação cuja tarefa é auxiliar o governo na formação de um novo modelo de sociedade; e Elizabeth, uma das muitas investigadoras que trabalham desesperada-mente no desenvolvimento de uma vacina eficaz. Através da voz destas mulheres, e de outras mais, deparamos com um sem-número de mudanças que a ausência de homens provocou nas sociedades como as conhecemos, desde o universo pessoal - a perda de um companheiro ou de um filho - ao universo socioglobal - as alterações laborais, a fertilidade ou o novo conceito de família.

Christina Sweeney-Baird nasceu em 1993 e cresceu no norte de Londres e em Glasgow. Cursou Direito na Universidade de Cambridge e licenciou-se, com distinção, em 2015. Trabalha atualmente como advogada de contencioso empresarial. O Fim dos Homens é o seu primeiro romance.

«De uma inteligência feroz, um romance impossível de largar.»
Paula Hawkins