Um Defeito de Cor conta a saga de Kehinde, mulher negra que, aos oito anos, é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para ser escravizada na Ilha de Itaparica, na Bahia.
No livro, Kehinde narra, em detalhe, a sua captura, a vida como escravizada, os seus amores, as desilusões, os sofrimentos, as viagens em busca de um dos seus filhos e da sua religiosidade. Além disso, mostra como conseguiu a sua carta de alforria e, na volta para África, se tornou uma empresária bem-sucedida, apesar de todos os percalços e aventuras pelos quais passou. A personagem foi inspirada em Luísa Mahin, que teria sido mãe do poeta Luís Gama e participado da célebre Revolta dos Malês, movimento liderado por escravizados a favor da abolição.
Inserido num contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de forma original e pungente, na qual os factos históricos estão imersos no quotidiano e na vida dos personagens, Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, é um belo e forte romance histórico, de leitura voraz, que prende a atenção do leitor da primeira à última página