Opinião: "Mamã, Vamos Dançar?" de Isabel Venâncio

Dimensões: - x - mm
Colecção: Sentido Oculto
Editora: Chiado Editora

Um dia, abruptamente, dizem-nos "O seu filho vai morrer, em breve..." e fica-se assim, sem referências, sem chão, sem tempo e sem espaço. O futuro, que, de uma forma ou outra, sempre damos por certo, esfuma-se-nos perante os olhos (...) Tornamo-nos fantasmas vagabundos que vacilam e vagueiam titubeantes, em busca de uma fresta por onde passe um ténue raio de luz que nos ilumine o rumo a seguir.
Tudo fica circunscrito a cada dia, a cada acordar para o medo, a cada reiniciar de um combate sem tréguas contra um adversário poderoso e obscuro (...)
Tudo se esvai em cada lento adormecer extenuado e sem sonhos, no fim de cada dia.Para amanhecer, talvez...
Para procurar ser feliz, mesmo assim, em cada gesto de amor e em cada sorriso partilhados. Estes foram os meus dias, os dias do meu filho David.

Isabel Venâncio é professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico, em Vila Nova de Gaia. Tem 55 anos, é casada e teve dois filhos.
O mais novo, David Sobral, morreu de cancro do cólon, no dia 18 de Outubro de 2007.
Tinha 29 anos.

È autora do blog: casadavenancia.blogspot.com

Opinião:
Infelizmente, tentei pegar neste livro várias vezes, acreditem, mas não consigo ler, desde que peguei nele, não me sai da cabeça o que com o David aconteceu. Olha pro livro na mesinha de cabeceira e fico tentado a ler, pego nele avanço páginas, leio, retrocedo leio, mas o sentimento de "medo", angustia, tristeza revela-se mais forte e faz-me parar, não consigo ler o livro.
Admito este livro toca-me profundamente num ponto que me atormenta, talvez pela idade ser similar, por ser um medo que sempre atormentou o meu inconsciente, e e me acompanha à anos, mesmo por problemas gástrico-intestinais que já tive... Bom, não consigo ler o livro, gostava de conseguir, ver e ler a coragem que este apresentou, a força que tinha
, a alegria de viver e contagiante... Mas o que em mim, no meu interior cria, é mais forte do que a minha vontade e a coragem abandona-me e dou-me como vencido.
Já li "À noite sonhei que tinha peito", um caso que me tocou também, que gostei de ler, mas conseguiu ler com bastante vontade, neste livro não sei se será pela idade, pelo caso em si da doença, não sei! Ultrapassa-me!
Para quem quiser ler este livro, deixo a recomendação, apenas terão de ser mais fortes do que eu e não se deixar vencer e derrotar como eu, deste quase diário de uma luta sabendo que o fim poderia estar ao fim de uns minutos.

2 Comentários

1. Tenho 29 anos e este foi um dos melhores livros que ja li na minha vida . Considero que tem uma leitura interessante , constantemente motivante e cheia de emoções. Dei por mim a ler no metro e a não controlar o choro como tambem dei por mim a rir em muitas partes,mas sobretudo o que me facinou mais foi a personalidade do David e a coragem da Isabel . Não consigo ter palavras para defenir tanto amor , coragem e talento.
    Sei que após ler este livro não serei a mesma pessoa , serei bem melhor tanto a nivel pessoal como profissional , muito obrigada .

ps : adorava conhecer o Sr Antonio :)

ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por me ter lido até ao fim! Muitos não conseguiram! Que pena! Eu sei que é um livro violento. Mas só assim podia prestar a homenagem que o meu filho merecia.
      Obrigada.
      Isabel Venâncio