[Gailivro] Mitos Urbanos: "Senhora Vingança" e "Espiritos de Gelo"

19:43

«Mitos urbanos: pequenas histórias de carácter fabuloso, divulgadas de forma oral, que constituem um novo tipo de folclore moderno(…).»


Fernando Ribeiro, líder dos Moonspell, e Raphael Draccon, destacado escritor brasileiro de Fantástico, são os dois autores que estreiam a nova coleção de Fantástico da Gailivro.


GAILIVRO LANÇA COLECÇÃO “MITOS URBANOS” NA SEXTA-FEIRA 13


“Mitos Urbanos” é o novo projecto da editora Gailvro na área do Terror e do Fantástico, uma colecção de livros de bolso inspirada em lendas urbanas, a preços muito atractivos e com um design arrojado – as capas são da responsabilidade de João Maio Pinto -, que pretende abrir os horizontes do género a toda uma nova geração de leitores. Esta colecção, que juntará autores brasileiros e portugueses, propõe-se revisitar “velhas” histórias citadinas, entre a realidade e a ficção, recontadas agora por figuras marcantes da actual cultura pop difundida em português. “Espíritos de Gelo”, do escritor brasileiro do Fantástico/Terror, Raphael Draccon, e “Senhora Vingança”, do vocalista dos Moonspell Fernando Ribeiro, são os dois primeiros títulos da colecção e serão colocados nas livrarias em Maio. A apresentação pública de “Mitos Urbanos” decorrerá na Feira do Livro de Lisboa, na Praça LeYa, a 13 de Maio (uma bem adequada sexta-feira, 13), às 21h30, e contará com a presença de Fernando Ribeiro. A Antena 3 será a rádio oficial da coleção.


Nascem do nada, como que por acaso. Alimentam-se do vazio, do medo e do preconceito. Multiplicam-se na internet como vírus. Propagam-se nos media a uma velocidade vertiginosa. São os mitos urbanos: histórias insólitas que ninguém sabe muito bem dizer se pertencem ao reino da fantasia ou ao domínio dos factos, que passam de boca em boca, de modo mais ou menos sensacionalista, e fazem já parte do imaginário das nossas cidades. Toda a gente conhece estas histórias (ou simplesmente boatos) sobre tatuagens infantis com LSD, agulhas com sida nos telefones públicos, tráfico de rins em discotecas ou mamas de silicone que explodem em aviões em trânsito. Muitas são realmente velhas de muitos anos e apenas têm sofrido pequenas alterações ao longo dos tempos. Mas o que é facto é que se instalaram nas nossas preocupações e receios, e parecem funcionar como “escape” para as angústias e inquietações das sociedades modernas.

Mitos, lendas ou factos, estas histórias orais constituem o ponto de partida da Colecção “Mitos Urbanos”, mais uma incursão da Gailivro – com o apoio da Antena 3, que será a sua rádio oficial – no território do Fantástico, mas agora com um ambicioso objectivo suplementar: divulgar novos autores de língua portuguesa que, paralelamente ao seu gosto pela escrita, se impuseram, seja através do cinema, da música ou de outras formas de expressão artística, como ícones da nossa cultura pop. A colecção incluirá apenas histórias inéditas e serão lançados dois livros de cada vez: um de um autor brasileiro e outro de um autor português. É o caso de Raphael Draccon e Fernando Ribeiro, que pegaram em típicos mitos urbanos e reinventarem-nos através de outros olhares e formas de contar. Tanto as duas capas dos dois livros de estreia como as próximas da colecção “Mitos Urbanos” são da responsabilidade do ilustrador João Maio Pinto.

Fernando Ribeiro é o vocalista e letrista da banda de heavy metal portuguesa Moonspell. Com três livros de poesia já editados, é também tradutor de ficção fantástica. Actualmente, está a trabalhar no seu quarto livro de poemas (“Purgatorial”) e no novo disco dos Moonspeell, a sair em 2012. Em “Senhora Vingança”, o seu primeiro livro de contos, Fernando Ribeiro percorre cenários de vingança, entre vampiros e políticos – políticos vampiros e vampiros políticos –, aproximando perigosamente a ficção da realidade.

Raphael Dracon é um dos mais promissores escritores do Fantástico brasileiro, conhecido também pelos seus textos (“Cavernas e Dragões”) num dos mais relevantes blogs do Brasil: “Sedentário e Hiperactivo”. Formado em escrita cinematográfica, recebeu, com apenas 20 anos de idade, uma Menção Honrosa da American Screenwriter Association (ASA) pelo seu primeiro argumento para cinema, o drama sobrenatural “In Your Hands”. Argumentista e autor da saga fantástica, com sucesso no Brasil,“Dragões de Éter”, Raphael Draccon estreia-se em Portugal, na Gailivro, na colecção “Mitos Urbanos” com “Espíritos de Gelo” onde a presença de criaturas grotescas, que torturam continuamente a personagem principal, criam uma atmosfera de mistério e terror. O protagonista da história, que aparece numa banheira de gelo sem um rim, surge quase como um anti-herói, fragmentado interiormente e alienado da realidade que o cerca. Só à força de maus tratos, sevícias e “porrada forte”, provocados por dois encapuzados e um interrogador bizarro, uma criatura que se alimentava de medo, ele consegue ficar mais lúcido e contar toda a história, descobrindo então a razão porque aparece naquele estado. Espíritos de Gelo é também uma reflexão sobre as motivações e comportamentos associados às lendas deste tipo, aproximando a ficção da realidade.

João Maio Pinto, responsável pelas capas desta colecção, é conhecido pelo seu trabalho editorial na área da ilustração que se encontra espalhado por diferentes editoras, jornais, e colaborações diversas (nomeadamente, Leya, Silva! Designers, jornal i, atelier Mike Goes West, MMMNNNRRRG, Artistas Unidos, Galeria Zé dos Bois, etc). Docente no Departamento de Design da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, tem sido alvo de diversas distinções e mantém presença regular em exposições de design, ilustração e artes plásticas.

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook

Site Meter