Bertrand Editora | "Pussy" de Howard Jacobson

14:00

P.V.P.: 13,95 € 
(à data da publicação deste post)
Nº de Páginas: 216

Como o maior fracasso do reino conquistou o coração e o voto do seu povo

Sobre a obra:
Em resposta à vitória eleitoral de Donald Trump, Jacobson escreveu, em tempo recorde, uma ficção repleta de humor, no qual o vencedor do Man Booker Prize tenta dar sentido ao resultado eleitoral norte-americano.
Ao deitar-se na cama a 8 de novembro, Howard Jacobson estava confiante que o teto não desabaria enquanto dormia. Ao acordar, porém, as notícias que o esperavam eram totalmente o oposto das suas expectativas. Donald Trump era eleito presidente dos Estados Unidos. Assoberbado por um sentimento de urgência, começou a escrever «Pussy» nessa mesma tarde. O título impôs-se quase imediatamente. Para Jacobson, a expressão «pussy» passou a definir na perfeição o atual presidente norte-americano: «uma criança idiota que não pragueja bem, não seduz com estilo, vangloria-se das suas conquistas de forma tão inexperiente que nem ele pode acreditar nelas».


Pussy é a história do príncipe Fracassus, o herdeiro presumível do Grão-Ducado de Origen, famoso pelos seus arranha-céus e casinos dourados, que passa a infância a ver reality shows na televisão, a imaginar-se o imperador Romano Nero e a fantasiar sobre profissionais do sexo. É preguiçoso, arrogante, de pele fina e egoísta; não tem maneiras, nem curiosidade, nem conhecimentos, e é possuidor de poucas ideias, que se expressam através de um número muito limitado de palavras. Tendo tudo isto em consideração, será um líder adequado para tornar o país grande outra vez?


Sobre autor:
Howard Jacobson, de origem judaica, nasceu em Manchester, em 1945. Os seus romances centram-se nas relações e comportamentos da sociedade britânica, particularmente na componente judaica, o que já levou a crítica a considerá-lo o «Philip Roth inglês». Diz, no entanto, e em jeito de ironia, preferir ser conhecido como o «Jane Austen judeu». Em paralelo com a escrita, foi também professor de Inglês no Wolverhampton Polytechnic do West Midlands, no Selwyn College e na Universidade de Sydney. Participou igualmente em vários programas televisivos do canal britânico Channel 4.A Questão Finkler, vencedor do Man Booker Prize 2010, é o primeiro livro do autor publicado em Portugal.

Imprensa:
-

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook