Editorial Planeta | Opinião - "Angélica e Lorenzo" de Lettie S.J.

11:00


mais informação acerca do livro neste link

Opinião:
“Angélica e Lorenzo” é o primeiro livro da série Linhas do Destino da escritora Lettie S.J. a ser editado em Portugal pela editora Planeta.

Opinião:

Sou uma fã incondicional de livros da categoria Young Adult e sendo este um livro deste género decidi experimentar. Sempre que sai um livro deste tipo de literatura tem que fazer parte da minha estante e este não foi uma excepção.

Quando comecei a ler as primeiras páginas do livro apercebi-me de que estes dois adolescentes Lorenzo e Angélica estavam pré-destinados. Este tipo de enredo nunca foi dos que mais gostei para um romance de adolescentes. Estava prestes a abandonar a leitura quando reparei que estava completamente viciada na personagem do Lorenzo.
Lorenzo recordou-me duas personagens de dois livros que se tornaram as minhas melhores leituras no ano passado. A sua maturidade, proteccção e temperamento agressivo foi o que me agarrou às páginas deste livro.
A Angélica foi das personagens que pessoalmente não me cativou. Detestei a sua personalidade de criança mimada. Para uma rapariga que iria completar os seus 18 anos já devia ter atingido um nível de maturidade muito superior à do Lorenzo. Espero que no próximo livro a maturidade da Angélica seja mais adulta.
A abordagem da escritora ao “bulling” nas escolas foi um assunto que gostei realmente de ver neste livro. Cada vez mais esta violência começa a se propagar-se pelos espaços públicos e os jovens mais indefesos acabam por considerar o suicídio para fugir aos seus problemas. Esperava também que a escritora aprofunda-se a “hiperatividade” visto que também é uma condição mais comum nas crianças e nos adolescentes.
Foi uma leitura razoável que fiz este Verão, mas infelizmente esperava ainda mais deste enredo. Esperemos que o próximo consiga superar este.

Descrição do livro:

Lorenzo foi uma criança bastante problemática. Desde pequenino que vivia constantemente a lutar contra os seus demónios. Durante vários anos em que viveu na Itália Lorenzo correu várias escolas devido ao seu comportamento agressivo com os colegas. A sua mãe sempre fez o que pôde para o proteger do seu pai e das drogas que o obrigavam a tomar.
A separação dos seus pais fez com que Lorenzo e a sua mãe regressassem a Portugal. Depois da morte da sua mãe Lorenzo conseguiu controlar a sua fúria sem a sua ajuda ou mesmo ter que recorrer a medicação. Todos os dias é uma luta constante.
Quando regressa ao Porto para poder terminar o seu último ano no secundário Lorenzo não estava à espera de encontrar na sua turma uma rapariga que tinha o nome de Angélica. Quando leu aquele nome na lista começou a sentir-se ansioso.
Será que Angélica é o anjo da guarda que ele anda à procura desde pequenino?

Angélica é uma brasileira que se mudou para a cidade do Porto com a sua mãe. Depois da separação dos seus pais a sua mãe recebeu uma proposta de trabalho para Portugal e não hesitou em aceitar.
Angélica é uma rapariga pura, ingénua e muito feliz. No dia em que decidiu defender um dos seus colegas de turma sofreu as consequências. Desde 2015 que Angélica parou no tempo e o seu desenvolvimento adulto estagnou-se.
Desde há muito tempo que sonhava com o homem que a iria proteger de pessoas más. Quando as aulas começaram e os seus olhos pararam em Lorenzo toda a sua linguagem corporal mudou.
Poderá ser o Lorenzo o homem que ela sonhava?

Aguardamos ansiosamente pelo próximo livro.


por Vanessa Silva Martins - acompanhe no GoodReads

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook

Site Meter