"A Educação Física" de Rosario Villajos | Dom Quixote


A Educação Física


Sobre livro:
Catalina, com dezasseis anos acabados de fazer, foge de casa da sua melhor amiga, nos arredores da cidade onde vive, depois de ter passado por uma experiência traumática. Sem forma de voltar para casa e profundamente abalada, conclui que só lhe resta pedir boleia; como todas as raparigas da sua idade, tem horror a entrar no carro de um desconhecido, mas não tanto como o que imagina que a espera se não cumprir o horário imposto pelos pais.

Enquanto aguarda na estrada e vê o tempo a passar, Catalina tenta compreender o que acabou de acontecer-lhe e, ao mesmo tempo, recorda uma vida marcada desde cedo por uma relação difícil com o próprio corpo, pela ignorância de tudo o que diga respeito a sexo e pela raiva em relação a um mundo que parece empenhado em culpá-la só por ser mulher.

Passado no início dos anos 1990, A Educação Física é um romance torrencial e perturbador que põe em evidência as narrativas e os espartilhos sobre os quais se construíram os valores de toda uma geração.

Sobre autor:
Rosario Villajos nasceu em Córdova, no ano de 1978. Dedicou a infância a desenhar, ler e ver filmes. Formou-se em Belas-Artes e trabalhou na indústria musical, cinematográfica, artística e cultural. Estreou-se no panorama literário com a novela gráfica Face (2017), à qual se seguiu a publicação dos romances Ramona (2019) e La muela (2021). Em 2023, publicou A Educação Física – romance distinguido com o Prémio Biblioteca Breve e finalista de outros prémios literários de prestígio, tais como o Prémio Strega Europeu –, que marca a sua estreia em Portugal. Viveu em Córdova, Sevilha, Granada, Barcelona, Montpellier e Londres, residindo atualmente em Madrid, onde concilia a escrita com um trabalho em Tecnologias de Informação. Faz questão de realçar que mantém o sotaque andaluz.

Imprensa:
«Uma experiência simultaneamente única e universal.»
Júri do Prémio Biblioteca Breve 2023

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem