"O Caso da Estação de Kamata" de Seicho Matsumoto | Editorial Presença


O Caso da Estação de Kamata


Sobre livro:
Um clássico do crime, do autor bestseller e mestre do romance policial japonês mais aclamado mundialmente.

Nas primeiras horas de uma manhã em Tóquio, nos anos de 1960, um corpo é encontrado nos carris da estação de Kamata: desfigurado, ensanguentado e irreconhecível. O inspetor Imanishi é chamado para resolver o mistério, partindo de apenas duas pistas: um velho que foi ouvido a conversar com um jovem num sotaque muito particular, e uma única palavra, kameda.

Deixando de lado os seus amados bonsais e haikus, Imanishi parte numa viagem pelo Japão em busca de respostas, acompanhado pelo jovem detetive Yoshimura. Passam-se meses em interrogatórios e pistas infrutíferos até que o caso é encerrado, sem solução.

Contudo, Imanishi não consegue conformar-se, e uma série de coincidências leva-o de volta à investigação. Por que razão uma jovem atirou pedaços de papel branco pela janela de um comboio? Porque caiu morto, de repente, um ator prestes a revelar algo importante? E o que poderá ter que ver um grupo de jovens artistas vanguardistas com o homicídio de um antigo polícia?

Um retrato fascinante da sociedade japonesa durante uma época de grandes transformações, num romance marcante de Seicho Matsumoto.

Sobre autor:
Nascido em 1909 em Fukuoka, no Japão, Seicho Matsumoto só publicou o seu primeiro livro aos 40 anos. Porém, rapidamente se tornou um dos autores mais consagrados e lidos na ficção policial, sobretudo por conciliar o lado mais negro do mistério com uma exploração minuciosa da natureza humana, sobre o pano de fundo do Japão depressivo do pós-guerra. Vencedor de vários prémios, entre os quais o prestigiado Akutagawa, deixou-nos uma vasta obra, em que predominam os romances e a ficção breve. Morreu em 1992.

Imprensa:
-

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem