"Morro bem, Salvem a Pátria!" de José Jorge Letria

agosto 10, 2010


Autor: José Jorge Letria
P.V.P.: 12,51 € (aqui)
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-555-525-3
Nº de Páginas: 180
Dimensões: 155 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Oficina do Livro
O retrato do presidente populista amado pelas mulheres e celebrado por Pessoa
Sobre a obra:
Assassinado à queima-roupa na estação do Rossio, em Lisboa, Sidónio Pais é, sem sombra de dúvida, uma das figuras mais controversas e enigmáticas da História de Portugal.
A acção deste livro centra-se no dia da sua morte, recuando aos tempos que precederam o homicídio de Sidónio e prolongando-se até depois do seu desaparecimento.
Mais do que uma reconstituição histórica, trata-se de um texto ficcional, intenso e dramático, no qual, para falar de Sidónio Pais, são convocadas muitas vozes – de Fernando Pessoa a Álvaro de Campos, passando pelo Repórter X – que tentam perceber quem foi o homem, o que sonhou, o que desejou para Portugal, e como o presidente da «República Nova» via o mundo, de que se despediu aos 46 anos.

Excerto:
«(…) Sidónio ficou apenas Sidónio, mito de um tempo inquieto e tumultuoso em que Portugal, como tantas vezes aconteceu ao longo dos séculos, buscava o seu lugar na História, sem ser capaz de o encontrar e de se rever nele.»

José Jorge Letria in Introdução

Sobre o autor:
José Jorge Letria, jornalista e escritor, autor de programas de rádio e de TV, nasceu em Cascais. A sua obra está traduzida em várias línguas. Ganhou dois Grandes Prémios da APE, dois Prémios Eça de Queiroz – Município de Lisboa, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Plural (México) ou o Prix International des Arts et des Lettres (Paris).
Foi vereador da Cultura de Cascais.
É presidente do Conselho de Administração e vice-presidente da direcção da Sociedade Portuguesa de Autores e membro do Comité Executivo do Conselho Internacional de Autores Dramáticos, Literários e Audiovisuais.
Na OL publicou Os Novos Mistérios de Sintra, O Código d’Avintes e Eça Agora – Os Herdeiros de Os Maias, além de Amados Gatos, Amados Cães, Meu Portugal Brasileiro, O Que Darwin Escreveu a Deus, Coração Sem Abrigo e A Última Valsa de Chopin.

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook