Opinião: "Frágil" de Jodi Picoult


Autor: Jodi Picoult
P.V.P.: 16,66 € (aqui)
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:

ISBN
: 978-972-262-936-2
Nº de Páginas: 498
Dimensões: 155 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Civilização Editora

Sobre a obra:
Willow, a linda, muito desejada e adorada filha de Charlotte O’Keefe, nasceu com osteogénese imperfeita – uma forma grave de fragilidade óssea. Se escorregar e cair pode partir as duas pernas, e passar seis meses enfiada num colete de gesso. Depois de vários anos a tratar de Willow, a família enfrenta graves problemas financeiros. É então que é sugerida a Charlotte uma solução. Ela pode processar a obstetra por negligência – por não ter diagnosticado a doença de Willow numa fase inicial da gravidez, quando ainda fosse possível abortar. A indemnização poderia assegurar o futuro de Willow. Mas isso implica que Charlotte tem de processar a sua melhor amiga. E declarar perante o tribunal que preferia que Willow não tivesse nascido...

“Picoult (...) tece uma teia de narrativas paralelas para expor temas como esperança, arrependimento, identidade e família, que conduzem às reviravoltas finais que são a sua imagem de marca.”
PUBLISHERS WEEKLY

“Frágil é uma narrativa fantástica, com personagens fortes, um processo judicial que nos enreda e bons conhecimentos do contexto médico”
WASHINGTON POST

“Não consegui parar de ler e ficou-me na cabeça muito depois de ter terminado”
OBSERVER

“Soberbo, complexo e terrivelmente realista.”
THE TIMES


Sobre a autora:
Jodi Picoult é licenciada em Escrita Criativa pela Universidade de Princeton e tem um mestrado em Educação da Universidade de Harvard. Galardoada com o New England Book Award em 2003 pela totalidade da sua obra, é autora de catorze romances, todos bestsellers. Vive em New Hampshire com o marido e os três filhos.

Site oficial da autora: http://www.jodipicoult.com

Opinião:
Este livro tem uma história muito forte, em primeiro lugar, a história de Willow, uma lindissima menina que nasceu com osteogénese imperfeita, a chamada doença dos ossos de vidro, e em segundo lugar, o processo judicial instaurado por Charlotte O'Keefe, mãe de Willow, para processar a sua obstetra e amiga, Pipper Reece. A partir daqui, tudo se desmorona na vida desta família.
Amizades que se perdem, casamentos em riscos, doenças que surgem nos filhos e os pais nem atentam a esse facto. E nós, leitores, vivemos esta história como se de facto fosse real.
Um livro fascinante.
Jodi Picoult escreve este livro de forma diferente. Aqui não há um narrador principal, mas sim testemunhos individuais de todas as personagens.
Uma espécie de diário, em que cada personagem conta a sua versão, a forma como todo este problema foi sentido de modo diferente por cada um deles e todo ele dirigido a Willow.
Confesso que não li este livro, devorei-o e agora fica aquele pensamento de "oh já chegou ao fim"... e que fim!!
Não posso expressar totalmente a minha opinião pois estaria a revelar todo o enredo, mas confesso que fiquei revoltada com o final. Não era de todo o que eu estava à espera.
É um fim injusto, a meu ver! Dá a sensação que estamos a ler o fim de outro livro, pois não queremos que este fim se enquadre no livro que temos em mãos.
Contudo, penso que esta seja uma das características da autora.
Gostei imenso deste livro, e certamente que me ficará na mente durante bastante tempo.

Opinião enviada por Paula Teorgas do blogue
http://de-volta-dos-tachos.blogspot.com

Opinião: "Frágil" de Jodi Picoult Opinião: "Frágil" de Jodi Picoult Reviewed by Clube dos Livros on agosto 20, 2010 Rating: 5

4 comentários:

  1. Eu tb axo k exe fim é injusto...Mas não consigo deixar de adorar o livro..

    Beijinhs****

    ResponderEliminar
  2. È de facto um livro fantástico e que aconselho a sua leitura.

    ResponderEliminar
  3. Foi o primeiro livro que li de Jodi... estava à espera de algo, mas não sei bem explicar, uma espécie de drama intenso, tinha algum receio da leitura.
    Dei por mim a não conseguir largá-lo e a pensar que foi uma optima primeira escolha!

    ResponderEliminar
  4. Alguém conhece algum video sobre o livro que esteja em português ou com legendas? Preciso disso para hoje!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.