Opinião: "Genti di Macau" de Luciana Leitão


Autor: Luciana Leitão
P.V.P.: 7,07 €
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-636-480-9
Nº de Páginas: 56
Dimensões: 152 x 230 mm
Colecção: -
Editora: Editorial Papiro
Sobre a obra:
Mais do que preocupada em desenrolar progressivamente as tramas, a escritora parece atenta à voz que pretende dar às suas reflexões sobre diversos aspectos da realidade e da vida: o entendimento do outro, a perda da identidade resultante do desenraizamento, a contradição entre a fé e a realidade, a sombra psíquica causada pela transformação do espaço do sujeito, a preservação do dialecto macaense, ou simplesmente a relação entre a escrita e a vida…questões evocadas ao longo destes contos que merecem efectivamente uma consideração. Diz se que ler também é uma maneira de viajar. E viajar é assumir a distância e transcender as fronteiras. Então, ao fim da viagem que atravessa todas estas palavras, será que Macau fica mais perto?

Opinião:
Li este livro com pouca alguma expectativa, pois o que me esperava um livro pequenino onde ainda por cima era composto por alguns contos... Bem, foi um livro interessante, de salientar que mesmo dado o tamanho deste, tem qualidade naquilo que a autora escreveu. Todos os contos são ligados a Macau, e pretendem deixar apenas uma mensagem relativa ao que lá se passou e no que Macau se transformou.
Nos contos a autora aborda diferentes assuntos, com o mesmo fim claro, mas foca-se na perda de identidade da personagem, noutro caso a confusão da mudança, a preservação do dialecto macaense, entre outros.
É uma leitura muito rápida, com escrita muito acessível, simples e até contém diálogos que nos ajuda na leitura. Um livrinho interessante a ser lido.
Opinião: "Genti di Macau" de Luciana Leitão Opinião: "Genti di Macau" de Luciana Leitão Reviewed by Clube dos Livros on outubro 17, 2010 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.