"Charlie e a Fábrica do Chocolate" de Roald Dahl

novembro 17, 2010



Civilização assegura exclusividade da obra de Roald Dahl

A Civilização acaba de garantir a publicação em exclusivo da obra de Roald Dahl, falecido há exactamente 20 anos (a 23 de Novembro). Sendo um dos maiores escritores de sempre da literatura juvenil, vendeu mais de 100 milhões de livros – em 45 línguas. O livro Charlie e a Fábrica de Chocolate, com duas adaptações ao cinema (a última das quais por Tim Burton, em 2005) e um sucesso absoluto de vendas, com mais 13 milhões de cópias vendidas, será lançado em Março de 2011.
O Fantástico Senhor Raposo, adaptado ao cinema em 2009 por Wes Anderson, numa versão animada com as vozes de George Clooney e Meryl Streep nos papéis de Senhor e Senhora Raposo, é o título seguinte com a chancela Civilização, a publicar em Junho do próximo ano. Segue-se James e o Pêssego Gigante, em Outubro.

Roald Dahl começou a escrever em 1942 e o seu primeiro livro para crianças, género em que se notabilizou, foi Gremlins. Foi também o autor de mais de sessenta contos para adultos, de onde se destaca The Smoker (ou Man from the South), que viria a ser filmado como um episódio da série televisiva Alfred Hitchcock Apresenta e mais tarde adaptado ao cinema por Quentin Tarantino (Quatro Quartos, 1995).

Regista-se ainda a breve incursão pelo cinema, adaptando à tela, entre outros, um dos romances de Ian Fleming sobre o mítico James Bond, Só Se Vive Duas Vezes, e escrevendo um primeiro esboço do seu bestseller, A Fantástica Fábrica de Chocolate, reescrito por David Seltzer e usado no filme de 1971.

Nascido a 13 de Setembro de 1916 e falecido a 23 de Novembro de 1990, Roald Dahl (1916-1990) nasceu no País de Gales, filho de pais noruegueses. Durante a II Guerra Mundial foi piloto da RAF (Royal Air Force). Foi casado duas vezes e teve 5 filhos. Fundou a Roald Dahl’s Marvellous Children’s Charity para investigação nos campos da neurologia e hematologia. Em 2008, foi inaugurado o The Roald Dahl Funny Prize, prémio anual para autores de ficção humorística infantil. Roald Dahl é um dos escritores mais vendidos do mundo e, entre alguns dos prémios e distinções recebidos, conta-se o prestigiado Blue Peter Book Award.

Mais informações em http://www.roalddahl.com

CHARLIE E A FÁBRICA DE CHOCOLATE
Autor: Roald Dahl
Título original: Charlie and the Chocolate Factory
PVP: 8,90 €
Lançamento: Março de 2011

OUTROS TÍTULOS A PUBLICAR EM 2011
- O Fantástico Senhor Raposo – Junho
- James e o Pêssego Gigante – Outubro

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook