"Descolonização e Independência em Moçambique" de Henrique Terreiro Galha


Autor: Henrique Terreiro Galha
P.V.P.: 18,90 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-680-020-8
Nº de Páginas: 280
Dimensões: 160 x 235 mm
Colecção: -
Editora: Esfera do Caos Editores

Sobre a obra:
A independência de Moçambique, realizada precipitadamente, poderia e deveria ter sido concedida de uma forma radicalmente distinta ― é esta a tese central deste livro.
Numa linguagem simples, na língua que o povo fez, o autor explica-nos em que circunstâncias e por que razão foram cruel­mente abandona­dos e sacrificados milhares de portugueses brancos, negros e mestiços… apenas porque tiveram a infelicidade de nascer em África.
Tendo investigado detalhadamente o pro­cesso da descolonização de Moçambique e tendo vivido os acontecimentos, o autor acusa, revela factos desconhecidos, apresenta argumentos politicamente incorrectos e ideias incómodas, sendo que tudo isto está afinal escorado num manancial de registos documentais talvez ímpar.

Sobre autor:
Henrique Terreiro Galha nasceu em Lourenço Marques, em 1922, filho de pais oriundos da Beira Alta. Fez os estudos primários e secundários naquela cidade. De 1941 a 1943 foi funcionário dos Serviços de Fazenda (Finanças) de Moçambique. Ingressou entretanto nos Serviços de Administração Civil de Moçambique com a categoria de aspirante administrativo. Em 1947 foi promovido a chefe de posto administrativo, em 1948 a secretário de circunscrição, em 1958 a administrador de circunscrição e em 1965 a intendente de distrito. Enquanto secretário de circunscrição fez estudos superiores e universitários em Portugal, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina da Universidade Técnica de Lisboa (Curso de Altos Estudos Ultramarinos), e na Universidade de Oxford, Trinity College (Curso de Estudos Coloniais), como bolseiro do British Council de Lisboa. Foi chefe de posto administrativo de Boila (concelho de António Enes) e administrador das circunscrições de Mongincual (distrito de Moçambique) e de Palma (distrito de Cabo Delgado). Desempenhou ainda as funções de intendente nos distritos do Niassa e da Beira, onde esporadicamente assumiu funções de governador de distrito. De 1979 a 1981 foi assessor do Governador de Macau e de 1983 a 1987 foi Director dos Serviços de Administração do Instituto do Comércio Externo de Portugal – ICEP. Publicou em 2005 o livro Moçambique: Memórias de uma vivência abortada.
"Descolonização e Independência em Moçambique" de Henrique Terreiro Galha "Descolonização e Independência em Moçambique" de Henrique Terreiro Galha Reviewed by Clube dos Livros on janeiro 09, 2011 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.