"1961 – O Ano que Mudou Portugal" de João Céu e Silva


Autor: João Céu e Silva
P.V.P.: 14,90 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: 272
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Porto Editora

O que todos os portugueses devem saber

1961 – O Ano que Mudou Portugal é o resultado de uma dedicada investigação de João Céu e Silva

A Porto Editora publica, no dia 22 de setembro, 1961 – O Ano que Mudou Portugal, da autoria do jornalista João Céu e Silva.
Fruto de uma profunda investigação, este livro tem por principal base o arquivo do Diário de Notícias, Diário de Lisboa e República, e reproduz dezenas fotografias, algumas inéditas, bem como documentos que ilustram e completam um relato diário do que foi o ano de 1961. Estão ainda incluídas na investigação um conjunto de entrevistas e depoimentos exclusivos de personalidades marcantes e que participaram em vários desses acontecimentos, desde protagonistas políticos como Adriano Moreira ou Jorge Sampaio, até historiadores, militares e escritores, como Lídia Jorge e Pepetela.


Sobre a obra:
Um livro fundamental para os que nasceram em 1961! Poderia fazer-se tal afirmação. Mas 1961 – O Ano que Mudou Portugal é também fundamental para os que viveram esse ano e para aqueles, mais novos, que querem hoje compreender o que representou esse momento irrepetível da história portuguesa.
1961 foi um ano surpreendente por várias razões: o desvio, com fins políticos, do paquete Santa Maria e de um avião da TAP; a oposição das Nações Unidas à política colonial de Salazar e a descoberta de que o governo de John Kennedy financiava os movimentos independentistas do Ultramar; o massacre de brancos em Angola, que deu início a treze anos de guerra que afetaram diretamente mais de um milhão de portugueses.
Um ano que terminaria ainda com a invasão de Goa pela União Indiana, que deixou no terreno 3500 prisioneiros.
Para esclarecer as dúvidas que ainda permanecem sobre o período mais crítico da governação de Salazar, este relato do dia a dia de 1961 conta com uma série de depoimentos de protagonistas políticos importantes,como Adriano Moreira, Domingos Abrantes ou Jorge Sampaio; dos generais Carlos Azeredo e Chito Rodrigues; dos historiadores Irene Flunser Pimentel e Rui Ramos; dos que foram militares em África, como Jorge Jardim Gonçalves ou Otelo Saraiva de Carvalho; ou daqueles que sobre esse continente continuam a escrever, como Lídia Jorge.


Sobre autor:
Depois de cinco retratos biográficos sobre escritores portugueses – Uma Longa Viagem com Álvaro Cunhal (2005), Uma Longa Viagem com Miguel Torga (2007), Uma Longa Viagem com José Saramago, Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes (2009) e Uma Longa Viagem com Manuel Alegre (2010) – o autor decidiu agora viajar no tempo e dar-nos um retrato dos 365 dias que decidiram o fim do Império Português.
João Céu e Silva nasceu em Alpiarça, em 1959, licenciou-se em História durante os anos em que viveu no Rio de Janeiro e é, desde 1989, jornalista do Diário de Notícias. Publicou também um livro de viagens (Caravela Tropical) e um romance (28 Dias em Agosto).

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem