"O Verdadeiro Poder do Vaticano" de Jean-Michel Meurice

setembro 08, 2011


Autor: Jean-Michel Meurice
P.V.P.: 19,15 € (aqui)
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-1-06183-5
Nº de Páginas: 160
Dimensões: 140 x 210 mm
Colecção: Biblioteca das Ideias
Editora: Publicações Europa-América

Sobre a obra:
Como será que Pio XI e Pio XII encaravam realmente Hitler e Mussolini, com quem estabeleceram vários acordos? Aprovariam o seu comportamento, precisariam deles, pensariam que os podiam manipular?
Terá a Igreja precipitado a queda da república espanhola? Qual o motivo do silêncio ensurdecedor de Pio XII durante a Shoah? O que sabia ele verdadeiramente? Será que podia ter agido de outra forma? Terá comandado secretamente as democracias cristãs que surgiram na Europa no pós-guerra? Qual o papel do papado na contestação do comunismo, no conflito israelo-árabe, e qual o papel de João Paulo II na queda do Muro de Berlim?
São muitas as questões fervilhantes às quais este livro, construído a partir de um documentário que o autor realizou para o canal Arte, tenta dar resposta. Aproveitando a abertura recente dos arquivos secretos datados do período anterior a 1939, o autor reúne pela primeira vez numa mesma investigação os maiores especialistas da história da Igreja, laicos e por vezes muito críticos, e os eclesiásticos mais eminentes, como os cardeais Poupard, Etchegaray, Cottier (o teólogo de João Paulo II), Sodano, Tauran... que tiveram um papel nesta diplomacia tão singular do Estado do Vaticano.
Com prefácio de Henri Madelin, este livro minucioso é uma história secreta e apaixonante do século XX.

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook