"Um Tigre nas Florestas da Noite" de Margaux Fragoso

setembro 03, 2011


Autor: Margaux Fragoso
P.V.P.: 16,60 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: 360
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Porto Editora

Ela tinha 7 anos, ele 51

Um Tigre nas Florestas da Noite retrata a longa relação de Margaux Fragoso com um pedófilo

Um Tigre nas Florestas da Noite é uma narrativa autobiográfica de Margaux Fragoso que a Porto Editora publica no dia 8 de setembro.
Margaux conheceu Peter com 7 anos, tinha ele 51, e a partir daí iniciou-se uma longa relação amorosa, que termina com o suicídio de Peter e com um bilhete: «Deves contar a nossa história.»
Um Tigre nas Florestas da Noite é um livro polémico por relatar pormenores do relacionamento sexual com o abusador, mas sobretudo por ser narrado sem juízos de valor ou rancor, apenas com a profundidade e clareza de quem viveu uma experiência traumática e agora tem a coragem de contar o seu lado mais sombrio e o mais belo.


Sobre a obra:
Num dia de Verão, Margaux Fragoso conhece Peter Curran numa piscina pública e os dois começam a brincar. Ela tem sete anos, ele cinquenta e um.
Quando Peter lhe abre as portas de casa, com o seu jardim repleto de todo o tipo de animais domésticos, acaba por criar, à semelhança do que Lewis Carroll fez com a sua musa Alice, um mundo fantástico onde a rapariga pode dar asas à sua imaginação. A mãe de Margaux, uma mulher mentalmente instável e apática, também encontra naquela casa um refúgio para os seus problemas.
Pouco a pouco, Peter irá assumir o papel de companheiro de brincadeiras, pai e amante de Margaux. Fascinante e manipulador, imiscui-se em todos os aspetos da sua vida ao longo de quinze anos até a levar quase ao suicídio.
No entanto, quando Margaux tem vinte e dois anos, acaba por ser Peter – doente e destruído pela culpa – quem se suicida. Narrado com lirismo, profundidade e uma clareza inebriante, Um Tigre nas Florestas da Noite ilustra na perfeição o poder curativo da memória e da revelação.

Ler Excerto


Sobre autor:
Margaux Fragoso concluiu recentemente um Doutoramento em Inglês e Escrita Criativa na Universidade de Binghamton. Os seus contos e poemas foram publicados em diversas revistas literárias, como o The Literary Review e o Barrow Street. Os direitos de tradução de Um Tigre nas Florestas da Noite foram já vendidos para mais de vinte países.

Imprensa:
Um Tigre nas Florestas da Noite vai dar que falar. Margaux Fragoso alcança o inimaginável com uma enorme clareza: humaniza um pedófilo. Ao fazê-lo, torna os seus crimes ainda mais assustadores. O retrato da relação que manteve com esse homem é chocante, revelador e intrépido. Enquanto relato de uma vítima é envolvente, enquanto obra literária, um êxito.
Alice Sebold, autora de Visto do Céu

Um Tigre nas Florestas da Noite oferece-nos mais uma oportunidade para abrirmos os olhos e nos redimirmos.
The New York Times

Fragoso consegue contar-nos uma história perturbadora com uma beleza extraordinária, conduzindo o leitor ao mundo secreto que habitou durante décadas, e até despertar um pouco de piedade pelo homem que abusou dela e a manipulou.
The Washington Post

Uma crónica envolvente, trágica e inesquecível sobre a perda da inocência.
Kirkus Reviews

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook