"O Projecto Lazarus" de Aleksandar Hemon

setembro 03, 2011


Autor: Aleksandar Hemon
P.V.P.: 16,50 €
Data 1ª Edição: 2010
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-26-2947-8
Nº de Páginas: 448
Dimensões:
- x - mm
Colecção: -
Editora: Civilização Editora

O escritor Aleksandar Hemon, autor de O Projecto Lazarus, lançado pela Civilização Editora no início de 2010, acaba de vencer o PEN/W. G. Sebald Award for a Ficton Writer in Mid-Career. Este prémio distingue escritores-promessa com um mínimo de três obras de ficção publicadas. Refugiado na cidade norte- -americana de Chicago desde o início do cerco a Sarajevo, em 1992, Hemon escreveu já três colectâneas de contas e O Projecto Lazarus, romance finalista do National Book Award, em 2008, que se baseia numa história verdadeira acerca de um judeu morto por um polícia, em Chicago, no início do século XX.

O seu romance de estreia, O Projecto Lazarus, foi muito bem recebido pela crítica internacional e, em Portugal, foi considerado um dos livros do ano, tendo sido muito elogiado em publicações como Expresso, LER, Os Meus Livros, Público ou Time Out. “Deslumbrante”, escreveu o Daily Telegraph aquando do seu lançamento. “O Projecto Lazarus interroga-se sobre qual o nosso lugar no mundo, ao mesmo tempo que ilumina fragmentos da História”, garantia na altura a Bookseller. O The Times destacava ainda o que considerou “um estudo comovente sobre desespero e perda, morte e sonhos, identidade e lar […] Uma contribuição notável para a literatura de imigração” e o Financial Times concluía: “Até agora é um dos melhores livros do ano”.

Aleksandar Hemon é autor de O Projecto Lazarus, finalista do 2008 National Book Award e do National Book Critics Circle Award, e de três colectâneas de contos: The Question of Bruno; Nowhere Man, finalista do National Book Critics Circle Award, e Love and Obstacles. Natural de Sarajevo, Aleksandar Hemon visitou Chicago em 1992, tencionando ficar por uns meses. Enquanto lá se encontrava, Sarajevo foi cercada e ele não conseguiu regressar a casa. Hemon escreveu o seu primeiro conto em inglês em 1995. Em 2003 foi-lhe atribuída uma Bolsa Guggenheim e em 2004 uma bolsa da MacArthur Foundation. Vive em Chicago com a mulher e a filha.

Sobre a obra:
A 2 de Março de 1908, Lazarus Averbuch, um jovem imigrante judeu russo residente em Chicago, tentou entregar uma carta ao chefe da polícia da cidade. Foi morto a tiro. Após o tiroteio, foi dito que ele era um assassino anarquista e um agente de organizações estrangeiras que pretendiam subjugar os Estados Unidos. A sua irmã, Olga, foi deixada sozinha e enlutada numa cidade em grande agitação e tensão. Um século depois, dois amigos ficam obcecados com a verdade sobre Lazarus e decidem viajar até ao seu local de nascimento. À medida que as histórias se interligam, surge um mundo no qual tudo e nada mudou…

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook