"O Espião Alemão em Goa" de José António Barreiros


Autor: José António Barreiros
P.V.P.: 13,90 €
Data 1ª Edição: 2011
Nº de Edição:
ISBN: -
Nº de Páginas: 192
Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Oficina do Livro

A apresentação pública será no dia 21 de Novembro, na Livraria Barata, em Lisboa, e terá o General Ramalho Eanes.

Sobre a obra:
Março de 1943. Em plena II Guerra Mundial, um comando secreto britânico ataca vários mercantes alemães e italianos em águas portuguesas na Índia. Uma história de intriga, propaganda e espionagem que fez Salazar estremecer.

Os factos são reais. No Carnaval de 1943 três navios alemães e um italiano, todos civis, foram incendiados e afundados, pelos próprios tripulantes, no porto de Mormugão, no então Estado Português da Índia. Resistiam assim a um ataque do SOE britânico, o serviço de operações especiais encarregue da “guerra não cavalheiresca”. Para proteger os interesses aliados, as autoridades portuguesas condenaram judicialmente os tripulantes, dando como não provado que tivessem resistido a uma tentativa de apresamento, com violação da nossa neutralidade. Ao erro judiciário seguiu-se a propaganda: para os britânicos, o fiasco da expedição foi convertido em vitória. Só os portugueses saíram mal do incidente. Salazar teve de intervir junto do poder judicial e o silêncio caiu sobre a história. Este livro tenta repor a verdade, para além das conveniências.

Sobre autor:
José António Barreiros é advogado. Tem-se dedicado à escrita jurídica e ao ensaio histórico, como a apresentação de O Príncipe de Maquiavel e nomeadamente no sector dos estudos sobre a guerra secreta em Portugal nos anos 1939-1945. Publicou os livros A Lusitânia dos Espiões, colectânea de artigos; O Homem das Cartas de Londres, biografia de Rogério de Menezes, agente do Eixo; Uma Agente Dupla em Lisboa, biografia de Nathalie Sergueiew, do XX Committee; O 13º Passageiro, sobre a fatídica viagem do actor Leslie Howard a Lisboa e Traição a Salazar, sobre actuação do SOE em Portugal. Traduziu e prefaciou a narrativa histórica Eu roubei o Santa Maria de Jorge Soutomaior. Na área da ficção, é autor de Contos do Desaforo e do romance Não se Brinca com Facas.

"O Espião Alemão em Goa" de José António Barreiros "O Espião Alemão em Goa" de José António Barreiros Reviewed by Clube dos Livros on novembro 15, 2011 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.