"Terraços de Teerão" de Mahbod Seraji

Data de Publicação: 4 Outubro 2011

UM PAÍS EM VÉSPERAS DE UMA REVOLUÇÃO
UM ROMANCE POÉTICO SOBRE A CULTURA IRANIANA

Este romance de estreia passa-se em Teerão, entre os anos 1973 e 1974, antes da revolução islâmica, ainda sob o opressivo regime do Xá Reza Pahlevi. Nesta obra de inspiração autobiográfica, as figuras principais são dois adolescentes em férias escolares que passam grande parte do verão a deambular pelos terraços das casas da vizinhança... Ali trocam confidências, sonham com o futuro, mas também ganham consciência das realidades mais duras da vida. Intenso, dramático e colorido, Terraços de Teerão dá-nos a conhecer a cultura iraniana, através das vidas de personagens em que nos reconhecemos no mais essencial da experiência humana.

MENÇÕES HONROSAS ATRIBUÍDAS A TERRAÇOS DE TEERÃO:

• Livro do Ano 2009-10 seleccionado pela Universidade Villanova.

• Seleccionado para o Festival Literário Escrita de Primavera.

• Associação Dos Livreiros Americanos escolhe-o como excelente estreia literária.

• Reading Group Guides elege-o para o seu Top 25 de 2009.

• Bay Area Books considera-o como um dos 50 livros notáveis de 2009.

Mahbod Seraji veio para os EUA em maio de 1976, com o objetivo de obter o grau de bacharel em Engenharia Civil. Mas não muito depois da sua chegada, a reviravolta e a agitação tomaram conta do seu país – o Xá foi derrubado em 1979, ao que se seguiu a chegada dos aiatolas ao poder sob o comando de Komeini e a invasão da zona ocidental do Irão pelo Iraque, dando início a uma guerra que durou mais de oito anos e ceifou um milhão de vidas. Mahbod foi forçado a mudar de planos, ficando na Universidade do Iowa até 1989, onde completou o doutoramento.
Mais informações em http://redroom.com/node/167729.

TRADUZIDO EM 11 LÍNGUAS: Chinês, Russo, Sérvio, Coreano, Turco, Espanhol, Português, Islandês, Italiano, Hebraico e Croata.

«Terraços de Teerão combina uma história de amor em plena adolescência com a exaltante narração da luta contra a ditadura. Uma obra que nos dá a conhecer a cultura iraniana, com personagens em que universalmente nos reconhecemos. Um romance que daria um excelente filme.»
Reese Erlich

"Terraços de Teerão" de Mahbod Seraji "Terraços de Teerão" de Mahbod Seraji Reviewed by Clube dos Livros on dezembro 02, 2011 Rating: 5