"UniVersus " de José Manuel Freire

Data de Edição: 2012
ISBN: 978-989-697-515-9
Editora: Chiado Editora

A Ciência Oculta e a Ciência Física adoptaram diferentes metodologias, num esforço considerável e válido, no sentido do conhecimento. Conjuntamente, e contrariamente à lamentável exclusão mútua que se tem feito sentir ao longo de séculos de civilização, poderão promover prodigiosos impulsos evolutivos de saber universal.
Nesse novo paradigma, ambas as Ciências, sustentadas num conhecimento sistémico, conduzirão o cientista e o místico a fundirem-se num esforço louvável e único de apreensão da Totalidade subjacente do formidável Universo Manifestado.
Em UniVersus, o leitor é convidado a aproximar-se do útero de toda a existência fazendo-se pautar pelas Grandes Questões que sempre acompanharam a Humanidade: aquelas que nos permitem progredir para um visão mais ampla, podendo mudar o sentido das nossas vidas.

José Manuel Amante Rosa Freire nasceu em 1965, na cidade de Lisboa. Em 1990 licenciou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

Paralelamente à diversificada actividade profissional de arquitecto que desenvolve desde então, foi músico a partir de 1986 e membro activo do Ensemble JER, desde a sua fundação (1990) até 1998, tendo participado em inúmeros recitais, concertos, espectáculos musicais e cénico-musicais, apresentados em território continental, Açores e Espanha.

Há muito que começou a aprofundar estudos no âmbito do Sistema Esotérico, tendo apresentado diversos temas no contexto dos programas estabelecidos em cursos, palestras, convenções e tertúlias, de diferentes durações, promovidos por diferentes organizações, evidenciando-se o Centro Lusitano de Unificação Cultural (CLUC) e a Antiga e Mística Ordem Rosacruz (AMORC):

Entre inúmeras acções de formação, concluiu, em 2007, o 7º e último ano do Curso "O Universo e o Plano Divino", da responsabilidade do CLUC.

Tem escrito artigos para a Revista "Biosofia", designadamente nas secções "Palavras Para Quê", "(O)Culto do Som" e "Mitos e Tradições", tendo nesta última, desenvolvido um artigo mais extenso - "Ecos da Atlântida".

É autor do livro "A Atlântida e a Verdade (Re)velada - Breves Reflexões sobre o Sistema Esotérico", editado em Janeiro de 2007 (1ª edição) pela Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Unipessoal.