Porto Editora | "O Estranhão - Viagem no tempo em cuecas" de Álvaro Magalhães; Ilustração: Carlos J. Campos

Fred só queria ter uma vida normal. No entanto, isso não é uma tarefa fácil para um miúdo que junta três predicados em valores bem acima da média: o seu QI, a sua imaginação e a sua capacidade para se envolver nas mais variadas e insólitas aventuras. Acompanhado pelas magníficas ilustrações de Carlos J. Campos, O Estranhão – Viagem no tempo em cuecas é o sexto título desta coleção e traz novas peripécias de Fred que prometem divertir os mais jovens.

Com três décadas de atividade literária, Álvaro Magalhães é um dos mais destacados escritores portugueses para a infância e juventude, com mais de oitenta livros publicados.
Para além d’ O Estranhão, o autor assina também Picasso & Van Gogh (que junta um gato pachorrento e um cão ingénuo) e a mais recente coleção Os Indomáveis F.C. .

Desta vez, Fred, o Estranhão, engana-se e bebe algo que o leva a viajar no tempo – em cuecas! Que grande problema… Também lança um olhar divertido aos mirones, e torna-se, sem querer, no herói da equipa de futebol da escola. Por fim, conhece a Zoé, uma rapariga em mil e, para começar a agradar-lhe, tem de passar um dia sem telemóvel. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos… Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. A sua obra para crianças e jovens, que integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se por cerca de 80 títulos, caracteriza-se pela originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento.
Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura. Em 2002, O limpa-palavras e outros poemas foi integrado na Honour List do Prémio Hans Christian Andersen e, em 2004, Hipopóptimos – Uma história de amor foi distinguido com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian. Várias das suas publicações integram o Plano Nacional de Leitura e constam do corpus das Metas Curriculares de Português.
Parte da sua obra (21 títulos) está publicada em Espanha, França, Brasil, Coreia do Sul e Itália.