Bertrand Editora | "O Tempo em Que a Luz Declina" de Eugen Ruge

abril 19, 2018

15,93 € | 336 pág



Sobre livro:
Uma saga familiar que acompanha a história do século XX

Uma saga familiar que nos transporta no espaço e no tempo para contar a história de uma família alemã desde os anos 50, passados no exílio mexicano, até à revolução de 1989. A narrativa magistral leva-nos à Sibéria e a Berlim Oriental, escalando os cumes e traçando os abismos do século XX ao longo do caminho. O resultado é um panorama impressionante e uma monumental novela alemã, que torna a própria História tangível através da história de uma família. Uma novela de estatura imensa assente numa profunda humanidade, rigor e sentido de humor.


O Tempo em Que a Luz Declina concentra-se em três gerações. Os avós, comunistas convictos, regressados à Berlim Oriental do início da década de 1950 para se implicarem na criação de um novo Estado. O seu filho que, depois de ter emigrado para Moscovo e de ter sido banido para a Sibéria, regressa a um país mergulhado em valores pequeno-burgueses. Traz consigo uma esposa russa e a convicção inabalável de que podem mudar o mundo. Enfim, o neto, que se sente cada vez mais limitado a uma casa que não escolheu e que se dirige para o Ocidente exatamente no dia em que seu avô, o patriarca da família, faz 90 anos. O brilho de uma utopia política que outrora resplandeceu, e que parecia atraente, vai-se desvanecendo gradualmente à medida que o tempo passa inexoravelmente. 

Sobre autor:
-

Imprensa:
«Considerado já um clássico da Guerra Fria.» 
Independent Books of the Year

«Uma engenhosa análise da vida quotidiana na República Democrática Alemã.» 
TLS Books of the Year

«Esta saga familiar capta em pormenor as realidades do quotidiano na RDA e evoca uma sensação melancólica de casas, países, sistemas políticos e pessoas que se afastam.» 
Financial Times Books of the Year

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook