Editorial Planeta | "O Anjo-da-Guarda" de Arto Halonen e Kevin Frasier

junho 11, 2018

16,92 € | 304 pág


Sobre livro:
Baseado numa impressionante história verídica sobre assassínios por hipnose  na Copenhaga do pós-guerra

• Livro está baseado no célebre caso Hardrup-Nielsen, que ficou na História por ter sido a primeira vez que um júri condenou alguém por ter usado sugestão hipnótica para induzir outra pessoa a cometer assaltos e assassínios. 

• A história reflecte as questões modernas de manipulação, tendo como pano de fundo o cenário atmosférico do pós-guerra e da sociedade de Copenhaga.

O Anjo-da-Guarda é um impressionante thriller psicológico baseado numa história real que desconcertou a Dinamarca na década de 1950 e que se distinguiu pelo facto de ser usado sugestão hipnótica em assaltos e assassínios. 

Os autores, Arto Halonen (director de cinema/guionista) e Kevin Frasier (romancista, escritor de ficção e ensaísta) juntaram-se para escrever um livro extraordinário, fundamentado numa história única e que levanta questões modernas sobre a capacidade de manipulação sobre as pessoas e os efeitos psicológicos das novas tecnologias e possibilidades reais de anular as diferenças entre o bem e o mal. 
Arto Halonen foi uma das poucas pessoas no mundo que teve a possibilidade de entrevistar Hardrup em Junho de 1997, num pequeno apartamento em Copenhaga. 

O Anjo-da-Guarda está apoiado nos milhares de páginas do processo de julgamento na Dinamarca, tendo sido feita pelos autores uma investigação exaustiva.

Em 1951, um homem caminha pelas ruas de Copenhaga como se estivesse sem rumo. Palle Hardrup dirige-se para um banco, dispara contra o gerente e um funcionário e foge com o dinheiro. Quando é preso e interrogado afirma não se lembrar de nada e as testemunhas oculares corroboram que ele parecia estar numa espécie de transe.

O investigador Anders Olsen descobre que quando Palle cumpria pena de prisão esteve na mesma cela do carismático Björn Nielsen. Juntos, fizeram yoga e meditação – e Olsen começa a suspeitar que Nielsen o hipnotizou e lhe ordenou que roubasse o banco. Anders também suspeita que Nielsen é o misterioso Anjo-da-Guarda, que Palle afirma que lhe envia mensagens de Deus.

Mas este homem foi um ex-colaborador nazi e tudo indica que de facto, alguém quer que arque com as culpas. Quanto mais investiga mais a sua saúde mental começa a entrar em colapso com as maquinações que vai descobrindo e com a hipótese aterradora de alguém poder manipular outra pessoa para cometer um crime.

Sobre autor:
Arto Halonen é um director de cinema e guionista, conhecido pela sua vincada consciência social em relação aos seus objetivos. É uma das poucas pessoas no mundo que entrevistou o assassino Palle Hardrup. 

Kevin Frazier é um romancista, escritor de ficção, ensaísta e revisor que mora em Helsínquia. As colaborações anteriores entre Halonen e Frazier incluem o premiado documentário Shadow of the Holy Book. 

Imprensa:
-

You Might Also Like

0 comentários

Follow on Facebook