Sobre livro:
1941, Amesterdão está ocupada pelos nazis. Uma inesquecível história de amor, esperança e traição, e um testemunho da coragem da Humanidade nos dias mais negros da História.
Quando os nazis ocupam a sua adorada cidade, o professor Josef Held sente-se impotente. Mas, ao descobrir que o antigo aluno Michael Blum anda a tentar fugir à Gestapo, oferece-lhe abrigo no seu sótão.
Na serena obscuridade desse aposento secreto, Michael fala-lhe da sua bela e destemida namorada, Elke, e garante que nem mesmo os nazis conseguirão separá-los. Mas Elke é uma rapariga holandesa não judia, e a sua relação é estritamente proibida.
Josef vê a determinação apaixonada no olhar do jovem amigo. Enfurecido com as regras impostas pelos cruéis soldados alemães e lembrando-se do seu próprio desgosto amoroso, sente-se desesperado para oferecer uma oportunidade ao amor de Michael e Elke. Mas é então que a tragédia o atinge e Josef é confrontado com uma escolha impossível.
Nos dias sombrios da guerra, com o perigo e a traição a cada esquina, não se pode confiar em ninguém. Para que Michael sobreviva e regresse para junto da mulher que ama, caberá a Josef encontrar o herói que há dentro de si, e fazer tudo que for preciso para manter Michael vivo. Mesmo que isso signifique colocar a sua vida em risco.
Uma bela e enternecedora história sobre coragem, altruísmo e sacrifício.
Sobre autor:
Suzanne Kelman é uma escritora e argumentista premiada, cujas distinções incluem o prémio de Melhor Argumento de Comédia para Longa-Metragem em 2011 no Festival Internacional de Cinema de Los Angeles, o Galardão de Ouro em 2012 nos Prémios de Cinema da Califórnia e o Prémio Van Gogh em 2012 no Festival de Cinema de Amesterdão. Nascida no Reino Unido, reside atualmente no estado de Washington. Em 2015, o seu argumento Held foi reconhecido pela Academia de Cinema e ficou incluído entre os dez primeiros classificados no concurso para a Bolsa Nichols da Academia de Cinema.
Imprensa:
-