"O Dia Cinzento e Outros Contos" de Mário Dionísio

Dimensões: 115 x 176 mm
Colecção: Livros de Bolso - Série Grandes Obras
Editora: Publicações Europa-América

«Lembro-me perfeitamente de que, ao escrever O Dia Cinzento, não me movia a mínima ambição ‘literária’, mas outra, muito mais ambi¬ciosa e mais ingénua, que era a de acordar naqueles que o lessem a consciência da injustiça social e a necessidade de agirem contra ela.»

Eis as palavras que Mário Dionísio nos deixa no prefácio desta antologia e que resumem o espírito de uma obra pouco ou nada aclamada aquando da sua publicação, mas que o passar do tempo tornou uma das mais aplaudidas da nossa literatura.
Em 1944, O Dia Cinzento surge numa época de medo, desalento e desesperança, em que as palavras eram censuradas e os sonhos reprimidos. Talvez por isso estas histórias de vidas banais tenham passado despercebidas e o seu verdadeiro propósito não tenha sido reconhecido.
Já em 1967, O Dia Cinzento é de novo publicado, mas desta vez com Outros Contos, escritos na mesma década e que completam este volume de pequenas narrativas sobre pessoas comuns e dispersas, mas que, sem o saberem, partilham a mesma angústia, a mesma tristeza e a mesma frustração de uma vida desencantada, profundamente cinzenta…

Ensaísta, poeta e romancista, Mário Dionísio é sem dúvida uma das mais prestigiadas figuras da cultura portuguesa e do neo-realismo nacional. Além de A Paleta e o Mundo, obra em cinco volumes que a Sociedade Portuguesa de Escritores galardoou, em 1963, com o Grande Prémio do Ensaio, assinou também o romance Não Há Morte Nem Princípio e as obras poéticas Poesia Incompleta, Le Feu Qui Dort (este escrito em francês) e Terceira Idade — que em 1982 lhe valeu o Prémio do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, ex-aequo com uma obra de Alexandre O’Neill. (Poderá encontrar todas estas obras editadas por Publicações Europa-América.) Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.