"Graceling - O Dom de Katsa" de Kritin Cashore

Colecção: Alfaguara
Editora: Objectiva
Graceling - O dom de Katsa

Alfaguara publica, em Portugal, uma estreia segura, no romance de fantasia, que aborda de forma cativante questões de identidade, autenticidade e autonomia.
Sinopse:
No universo dos Sete Reinos. Katsa é uma Graceling, um ser raro com um dom extraordinário: desde os oito anos que é capaz de matar sem recurso a qualquer arma. O rei de Middluns, tio de Katsa, força a sobrinha órfã a usar o dom ao seu serviço, encarregando-a de matar todos os que lhe criem obstáculos.
Quando conhece um estranho príncipe cujo misterioso dom poderá estar à altura do dela, enfrenta pela primeira vez a perigosa sedução dos corrompidos pelo poder, mas aprende também a ter a coragem de confiar nos outros – e em si própria.
A oportunidade de empregar o seu talento ao serviço do Bem surge quando Katsa descobre que os Sete Reinos se encontram sob a ameaça de uma força sombria, que só um acto de heroísmo poderá vencer.
Com uma escrita elegante e envolvente, e um elenco de personagens inesquecíveis, Kristin Cashore cria um universo enfeitiçante, uma aventura que desafia a própria morte, e uma belíssima história de amor.
Quem entra nos Sete Reinos já não consegue sair…

Um livro com um dom, em todos os sentidos
Os leitores conhecem Katsa quando ela vai salvar o pai do Rei de Lienídia, que foi raptado. Os motivos da sua captura estão associados a uma intrincada conspiração que Katsa desmascara, com a ajuda do Príncipe Po, o neto do prisioneiro. O Príncipe Po, também ele um dotado, torna-se parceiro e amante de Katsa naquilo que se torna uma missão perigosa e mortal.
Katsa é uma heroína adolescente segura da sua força, mas insegura em relação ao seu lugar no mundo. Cada personagem é meticulosamente caracterizada na sua complexidade, tornando os vilões ainda mais aterradores na sua loucura subtil e doentia.
Prémios e nomeações de Graceling - O dom de Katsa:
Com este livro, Kristin Cashore venceu e foi finalista de vários prémios literários, entre os quais:

· Vencedor do Mythopoeic Fantasy Award for Children's Literature
· Vencedor do SIBA Book Award na categoria de obras para jovens adultos
· Eleito um dos melhores livros de 2008 pela Amazon.com
· Um best seller do New York Times e da Publishers Weekly
· Eleito Melhor Livro do Ano pela Publishers Weekly
· Finalista do Prémio William C. Morris da American Library Association
· Finalista do Andre Norton Award for Young Adult Science Fiction and Fantasy
· Eleito Melhor Livro Juvenil pela American Library Association
· Eleito Melhor Livro de 2008 pelo School Library Journal
Sobre Graceling - O dom de Katsa:
"Um primeiro romance original e absorvente… Katsa deita por terra todas as realidades biológicas e todos os estereótipos culturais da fraqueza feminina, o que constitui grande parte do seu encanto. É a encarnação do poder feminino… Kristin Cashore brinca com a ideia do desconforto causado por certos dons ou talentos durante a adolescência e como pode ser difícil lidar com eles… O livro apresenta uma parábola perfeita da adolescência, na qual as suas personagens se debatem com emoções turbulentas que têm de aprender a controlar… As personagens
adolescentes deste romance, parecidas com algumas que conhecemos na vida real, aprendem a viver com os seus dons.”
The New York Times Book Review

“Kristin Cashore cria personagens com profundidade, subtileza e mestria, que agradarão tanto a jovens como a adultos… Uma estreia impressionante.”
Booklist

“Uma estreia segura no reino da fantasia que aborda de forma fascinante questões de identidade, autenticidade e autonomia… Um livro com um dom, em todos os sentidos.”
Kirkus Reviews

“Esta história de amor vai saciar a sede dos fãs de Crepúsculo, mas um dos méritos deste livro é precisamente a sua capacidade para cativar um público muito vasto e diversificado de leitores…Com esta estreia deslumbrante, a autora elevou o nível a um patamar muito alto.”
Publisher’s Weekly
Sobre Kristin Cashore
Kristin Cashore tem nacionalidade americana, cresceu com os pais, as três irmãs e muitos gatos no estado da Pensilvânia, numa aldeia com vacas, celeiros e montanhas.
Estudou em Williams College, no estado de Massachusetts. Depois de um périplo por várias cidades americanas e europeias, regressou a Boston, onde concluiu um mestrado no Centro de Estudos de Literatura Infantil em Simmons College. E foi aí que começou a escrever para o público infanto-juvenil.
Recentemente, mudou-se da Flórida para a cidade universitária de Cambridge, no estado de Massachusetts, e está a adorar voltar a viver numa região com quatro estações. Graceling - O Dom de Katsa é o seu primeiro romance, e o primeiro volume da trilogia dos Sete Reinos.

+ info: Kristin Cashore