"O Cairo Novo" de Naguib Mahfouz

Dimensões: 155 x 235 mm
Colecção: Literatura
Editora: Civilização Editora
O Cairo Novo. Anos 30. Um niilista ambicioso e amargo, uma estudante bela e pobre e um funcionário corrupto envolvem-se num ménage à trois. Este clássico de Naguib Mahfouz, o único escritor de língua árabe a ser galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, em 1988, tem como pano de fundo uma cidade com profundas desigualdades, um país “numa crise de modernidade”.

A personagem central em O Cairo Novo é Mahgoub, um estudante de filosofia na Universidade do Cairo, que, para poder enviar dinheiro à família, aceita um casamento arranjado. Porém, no dia da boda, descobre que a noiva, Ihsan, é a antiga namorada do seu maior amigo e a sua grande paixão do liceu. Ihsan é, ao mesmo tempo, uma mulher que ambiciona “ir para a universidade e ter uma carreira” e a amante de Qasim, patrão de Mahgoub – e a personagem que compõe o trio amoroso.

O brilhantismo de Mahfouz, considerado pelo New York Times o “Balzac do Egipto”, tem a ver com “a forma como o autor retrata a mistura entre o bem e o mal no ser humano”. Por outro lado, refere o título nova-iorquino, “a descrição que faz de Ihsan [a figura feminina em Cairo Novo] e de outras mulheres é particularmente apaixonada e complexa”. O The Library Journal considera “O Cairo Novo um clássico, que prende o leitor desde as primeiras páginas”.

Neste romance pleno de suspense de Naguib Mahfouz, um niilista ambicioso e amargo, uma estudante bela e pobre e um funcionário corrupto envolvem-se num ménage à trois condenado.
O Cairo dos anos 30 é palco de enormes desigualdades sociais e económicas. É também uma época de mudança, quando as universidades começam a abrir as portas às mulheres e filosofias revolucionárias oriundas da Europa agitam os debates entre os jovens. Mahgoub é um estudante ferozmente orgulhoso que está determinado a esconder dos seus amigos idealistas a sua pobreza e a sua falta de princípios. Quando se dá conta de que não há emprego para quem não tem conhecidos, concorda, desesperado, em fazer parte de um elaborado plano fraudulento. No entanto, o que começa como mera estratégia de sobrevivência depressa se transforma em muito mais para Mahgoub e a sua cúmplice, uma jovem de nome Ihsan igualmente desesperada. À medida que se movem na sofisticada alta sociedade, a sua frágil farsa começa a desintegrar-se e o terrível preço do pacto faustiano de Mahgoub torna-se claro…

Imprensa Internacional:
“Intrigante… dostoievskiano… o brilhantismo de Mahfouz reside no retrato da coexistência do bem e do mal no carácter humano… Mahfouz foi o Balzac do Egipto.”
THE NEW YORK TIMES

“O Cairo Novo é um clássico, prendendo o leitor desde as primeiras páginas.”
THE LIBRARY JOURNAL

“Mahfouz é um mestre na descrição de forças de motivação em mudança…”
PUBLISHERS WEEKLY

Sobre o autor:
Naguib Mahfouz nasceu no Cairo em 1911. Modernizou a literatura árabe, sendo considerado um dos seus maiores vultos. Foi o único escritor de língua árabe a ser galardoado com o Prémio Nobel da Literatura. Publicou 34 romances, mais de 350 contos, dezenas de argumentos cinematográficos e cinco peças ao longo de uma carreira de mais de 70 anos. Viveu com a mulher e as duas filhas na sua cidade natal até falecer, em 2006.
"O Cairo Novo" de Naguib Mahfouz "O Cairo Novo" de Naguib Mahfouz Reviewed by Clube dos Livros on outubro 14, 2010 Rating: 5