"TESTAMENTO VITAL – O que é? Como elaborá-lo?" de Laura Ferreira dos Santos

Dimensões: - x - mm
Colecção: -
Editora: Sextante Editora
No dia 13 de Janeiro chega às livrarias o mais recente livro de Laura Ferreira dos Santos, Testamento Vital – O que é? Como elaborá-lo?.
Este é um documento único em Portugal que vem acompanhar o debate e esclarecer as dúvidas sobre o Testamento Vital, assunto que vai ser discutido na Assembleia da República muito em breve. A partir dele vai passar a conhecer a diferença entre Testamento Vital e Directivas Antecipadas, qual a sua relação com a eutanásia, a quem se destina, quais os prós e contras, qual o papel da Associação Portuguesa de Bioética, entre outros assuntos. No final deste livro encontra-se uma proposta de formulário de Testamento Vital, que também está disponível online em www.sextanteeditora.pt/testamentovital .

Laura Ferreira dos Santos é membro da Comissão de Ética para a Saúde da ARS Norte e tem tido uma presença regular nos debates em torno do tema das escolhas de fim de vida, nomeadamente da morteassistida e do Testamento Vital na imprensa, na rádio e na televisão

O que é um Testamento Vital? Corresponde a um pedido de eutanásia? Tenho algum interesse em elaborar uma Directiva Antecipada? Deverei designar um Procurador de cuidados de saúde?
Depois de Ajudas-me a morrer?, obra fundamental para a compreensão da morte assistida, Laura Ferreira dos Santos apresenta mais um livro incontornável, onde esclarece a problemática do Testamento Vital e propõe um formulário a utilizar.
O prefácio de Testamento Vital foi escrito pelo Dr. Rosalvo Almeida, Presidente da Comissão de Ética para a Saúde da Administração Regional do Norte, e o posfácio pelo Dr. António Nóvoa, Catedrático de
Educação e Reitor da Universidade de Lisboa.

Laura Ferreira dos Santos nasceu em 1959. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica e doutorou-se em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho, onde é Professora Associada. Entre outros escritos, publicou os seguintes livros: Educação e Cultura em Nietzsche (CEP/UM: 1993), Pensar o Desejo a partir de Freud, Girard e Deleuze (CEP/UM: 1997), Variações sobre o entre-dois (Angelus Novus: 1999), Alteridades feridas.Leituras feministas do cristianismo e da filosofia (Angelus Novus: 2003), Diário de uma mulher católica a caminho da descrença, I e II (Angelus Novus: 2003 e 2008) e Ajudasme a morrer? A morte assistida na cultura ocidental do século XXI (Sextante, 2009).